Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
VÍDEO EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES ESCOLARES SOBRE MEDIDAS SANITÁRIAS CONTRA A COVID-19
Relatoria:
Ana Claudia Cavalcante da Silva
Autores:
- Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
- Sevy Reis Dias Egydio de Oliveira
- Mariana Isabel Alexandre Moura
- Karla Hellen Dias Soares
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O mundo encontra-se mobilizado no enfrentamento da pandemia pela COVID-19, doença causada pelo SARS-CoV-2. Nessa perspectiva, é primordial a identificação de medidas sanitárias e o desenvolvimento de estratégias para desacelerar a disseminação da doença. As tecnologias educacionais favorecem o processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência no desenvolvimento de tecnologia educacional em saúde para adolescentes sobre medidas sanitárias contra a COVID-19. Metodologia: Estudo metodológico, com enfoque na etapa do desenvolvimento de vídeo educativo para adolescentes escolares sobre medidas sanitárias contra a covid-19. O projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE, conforme CAAE: 34272620.4.0000.5208. O desenvolvimento da tecnologia adotou as etapas desenvolvidas por Falkembach (2005) de análise e planejamento; e modelagem. Resultados: Para desenvolvimento do vídeo educativo, foi realizada coleta de dados com os escolares, através da aplicação de um instrumento via Google Forms, a fim de identificar os conhecimentos prévios do público alvo, bem como as lacunas acerca da temática. Em seguida ocorreu o delineamento do roteiro do vídeo, seguindo o storyline, que consiste na síntese das informações a serem abordadas, e o design através dos softwares Powtoon e Inshoot. O vídeo educacional inicia com adolescentes conversando virtualmente sobre a pandemia da COVID-19, expondo dúvidas sobre a temática. Foram abordados conteúdos como o contexto histórico de transmissão do coronavírus e esclarecimentos quanto às medidas sanitárias de prevenção e controle da COVID-19, sobretudo no contexto de retorno escolar presencial. Conclusão: O desenvolvimento do vídeo educacional em saúde evidenciam os adolescentes como protagonistas para a promoção da autonomia participativa, de forma que favoreça uma consciência crítica e resiliente para os mesmos buscarem condições propícias em relação à saúde, emergidos por um processo de ação social transformadora.