Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
A implantação de um grupo de estudos de enfermeiros intensivistas: relato de experiência
Relatoria:
Otilia Beatriz Maciel da Silva
Autores:
- Ligia Aparecida Palu
- Marieli Terassi
- Danieli Parreira da Silva
- Mariana Nunes da Silva
- Juliana Machado Franco
- Wendy Julia Mariano Viante
- Camila Bonfim de Alcantara
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a Educação Permanente em Saúde tem como objetivo fortalecer suas práticas nas instituições de saúde. Entre suas diretrizes estão o desenvolvimento de ações a partir de problemas identificados na prática dos profissionais, buscando formas para resolvê-los. Atualmente, diante da pandemia de Covid-19, os serviços hospitalares necessitaram se reestruturar, com o fechamento de alguns serviços eletivos e abertura de novos leitos de unidade de terapia intensiva. Para suprir essa demanda, novos profissionais foram contratados e outros vieram de setores que foram fechados para suprir a necessidade de novos leitos, observando então, a necessidade de implementar algumas medidas para auxiliar os profissionais, inicialmente enfermeiros, a melhorar seus conhecimentos assistenciais, gerando eventualmente algum impacto para a prática. Objetivo: apresentar a implantação de um grupo de estudos de enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto de pacientes com síndrome respiratória aguda por coronavírus. Método: trata-se de um relato de experiência que explora a vivência de enfermeiros do maior hospital público do Paraná na implantação de um grupo de estudos voltado para enfermeiros que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Respiratória. Resultados: foram realizadas sete reuniões com a participação de 17 enfermeiros. Nestes encontros os temas abordaram as melhores práticas para a prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. O grupo motivou a atualização e a discussão dos cuidados intensivos entre os enfermeiros e instigou a alteração de práticas profissionais, visando a redução dos indicadores relacionados à infecção hospitalar e proporcionando a qualidade e segurança para os pacientes. Conclusão: desenvolvimento e o estímulo à educação continuada de profissionais de saúde é um grande desafio nas instituições. Os gestores de saúde precisam buscar meios de motivação e atualização constantes para sua equipe de trabalho e a estratégia de grupo de estudos, mostrou-se adequada para esta finalidade. Pretende-se expandir o número de participantes e ampliar as discussões com a equipe multiprofissional, visando a qualificação, atualização dos profissionais e consequentemente uma prática assistencial segura e qualificada.