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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DO OUTRO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Relatoria:
LETYCIA SARDINHA PEIXOTO MANHÃES
Autores:
  • CLÁUDIA MARA DE MELO TAVARES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Tese
Resumo:
Introdução: Os programas de pós-graduação têm como meta primordial a qualificação profissional, e têm atuação expressiva no campo do ensino de pós-graduação stricto sensu. Vê-se na universidade um dos instrumentos de mudança social, acreditando que os programas de pós-graduação, principalmente os mais renomados internacionalmente, respondam às demandas de pesquisa e formação de pesquisadores comprometidos de fato com o avanço da sociedade e com a formação de recursos humanos. Objetivo: Investigar as contribuições da pós-graduação stricto sensu em enfermagem para a formação docente do enfermeiro e a importância do outro nesse percurso formativo. Metodologia: Estudo sociopoético, analítico e de abordagem qualitativa, através da instauração de grupos-pesquisadores com 14 co-pesquisadores para produção de dados mediante memoriais acadêmicos–profissionais de forma artística. A análise de dados foi pautada no estudo sociopoético filosófico. Resultados: Contribuições da pós-graduação: ampliar visão de mundo; adquirir status profissional; aquisição de conhecimentos; apropriação de referenciais teóricos; reconhecimento pela titulação; fortalecimento da identidade emocional; mobilidade na carreira; amadurecimento; reforço à espiritualidade; ter o orientador como modelo e exemplo. Experiências negativas: tristeza e desestímulo; pensamento de vingança; reprodução dos sofrimentos em sua carreira docente; orientador como modelo negativo. Foram descobertas as possíveis contribuições positivas e experiências negativas ao longo do curso de pós-graduação stricto sensu e houve produção de um único confeto (conceito+afeto) da pesquisa: o Outrar-se, conceituado como experimentar-se com, pelo e através do outro, demonstrado pelas diferentes facetas na vida profissional docente. Conclusão: A pós-graduação contribuiu para a formação docente por gerar amadurecimento e desenvolvimento da inteligência emocional, enfatizou a necessidade de dedicação para bom êxito no curso, provocou mudanças ao longo da experiência docente em fases distintas da carreira e trouxe superação profissional. O outrar-se na docência é sua maneira de expor seu ofício no mundo ao seu redor. A Pós-graduação é uma etapa de transformação pessoal e profissional para além da produção científica. É um momento de ofertar uma transposição de valores éticos, culturais, científicos, sociais e políticos, pois são experiências que esse aluno vai vivenciar junto ao trabalho docente e com os seus pares ao longo do curso.