Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO EM PESQUISA COM IMIGRANTES: DESENVOLVENDO RESPONSABILIDADE SOCIAL
Relatoria:
Karine Alves Cunha
Autores:
- Leonora Rezende Pacheco
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A pesquisa científica contribui significativamente para a formação acadêmica, pois através de projetos, trabalhos e educação continuada em geral, os estudantes adquirem novos conhecimentos e experiências, o que acaba favorecendo o desenvolvimento profissional. É na Universidade que o indivíduo encontra terreno fertil para desenvolver e aprimorar valores relacionados a sua vida profissional e pessoal, portanto é preciso que o meio acadêmico continue promovendo essa aproximação entre o graduando e a sociedade em que está inserido, por meio do comprometimento com a pesquisa. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma discente de enfermagem na participação em pesquisa com grupo vulnerável de imigrantes como forma de incrementar a graduação e desenvolver responsabilidade e compromisso social. METODOLOGIA: A pesquisa foi contemplada com financiamento e investigava ISTs, situação vacinal e violências na população migrante e refugiada em Goiás. Para participação e observação nos campos de coleta, a discente, juntamente com os outros participantes da pesquisa, que somaram 30 pessoas, entre professores, alunos de pós graduação e graduação, tiveram treinamento e curso de capacitação antecipados. As coletas de dados ocorreram em diferentes regiões do Estado de Goiás durante o ano de 2019. A discente participou da coleta dos dados quantitativo e qualitativo. RESULTADOS: Durante a participação no projeto foi possível conhecer a prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como identificar os potenciais fatores preditores dessas ISTs na população migrante e refugiada de Goiás, além da avaliação da situação vacinal e das situações de vulnerabilidade social que levam à violência contra esta população. Ademais, também foi possível compreender os serviços de saúde brasileiro sob a ótica dos migrantes e sanar suas dúvidas referentes aos seus direitos e deveres. Além de adquirir conhecimentos que contribuíram na sua formação profissional, também aprendeu diferentes línguas e cultura dos povos e conheceu de perto as barreiras econômicas e sociais dessa população que vivencia, constantemente, obstáculos relacionados à inserção na sociedade. CONCLUSÃO: A experiência com o projeto promoveu aspectos positivos não somente para o desenvolvimento acadêmico e profissional da estudante, como também para o seu engrandecimento pessoal, por saber do incentivo e impacto que o estudo que ela ajudou a desenvolver influenciará na cidadania.