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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
I FÓRUM BRASILEIRO DE ENFERMAGEM ESCOLAR: SOMANDO FORÇAS PARA SUPERAR DESAFIOS
Relatoria:
MARHLA LAIANE DE BRITO ASSUNÇÃO
Autores:
  • Emanoel Avelar Muniz
  • Thialla Andrade Carvalho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
ÉTICA, LEGISLAÇÃO E TRABALHO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Enfermagem Escolar é reconhecida como especialidade internacionalmente, no Brasil, sua regulamentação ainda é incipiente. No entanto, a prática do enfermeiro no ambiente escolar com ações de promoção à saúde é uma realidade. Com a expansão dos Institutos Federais e inserção dos profissionais de enfermagem no Programa Nacional de Assistência Estudantil esse movimento se tornou mais forte. Objetivo: Descrever a experiência de organização e os resultados do I Fórum Brasileiro de Enfermagem Escolar (I FOBENE) ocorrido em formato virtual com o tema “O cenário da Enfermagem Escolar no Brasil: desafios e perspectivas”. Metodologia: Iniciou-se o planejamento em maio de 2020 após uma discussão num grupo de mensagens com a participação de enfermeiros pertencentes a universidades e institutos federais. Para a construção da programação foram identificadas as principais temáticas de interesse e necessidades de aprendizagem dos enfermeiros escolares do Brasil, após isso, a comissão organizadora construiu a programação com a participação de 12 pesquisadores reconhecidos na área de saúde escolar e Enfermagem Escolar. Foi disponibilizada uma página do evento para inscrições que totalizaram 272 e as divulgações aconteceram nas redes sociais, por e-mail e em jornais televisivos. Resultados: O evento aconteceu nos dias 26,27 e 28 de agosto de 2020, por meio da plataforma Google Meet e de um canal no Youtube da instituição organizadora, o Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF – Sertão -PE). O fórum contou com 4 grupos de trabalhos com as seguintes temáticas: Sistematização da Assistência de Enfermagem no ambiente escolar, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Enfermagem Escolar no contexto da Covid-19 e protocolos de atendimento às urgências na escola. A conferência de abertura abordou a evolução da Enfermagem Escolar no Brasil, as mesas de debate trataram da normatização das ações da Enfermagem Escolar no Brasil, contando com a participação do Conselho Federal de Enfermagem, foi discutida também a prática interdisciplinar em saúde no ambiente escolar e ocorreu a apresentação de experiências exitosas. Até o mês de agosto de 2021 os vídeos somavam mais de 1700 visualizações. Conclusão: A Enfermagem Escolar está se fortalecendo com integração, formalização, e realização de eventos dessa magnitude que contribuem para a divulgação e desenvolvimento dessa área profissional.