Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
USO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA ENFERMAGEM EM PROMOÇÃO DA SAÚDE
Relatoria:
Belisa Maria Santos da Silva
Autores:
- Jane Baptista Quitete
- Beatriz Garcia de Souza
- Mariana Tavares da Silva
- Jhonatan Jhobber Santana
- Isabelle Vieira Silva de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A tecnologia digital já havia conquistado o seu espaço em nossa sociedade por ser rápida, prática e capaz de conectar as mais distantes pessoas e, em 2020, um novo desafio foi imposto a todos, a pandemia da Covid-19. A educação, assim como tantas outras áreas, se reinventou e os modelos de ensino remoto tornaram-se a principal e mais útil ferramenta acadêmica e profissional. Com intuito de adequar o ensino de graduação em enfermagem ao formato remoto, foi proposto o uso das ferramentas digitais para a prática educativa. Objetivo: Explorar novas tecnologias educacionais, tais como a produção de conteúdo sobre saúde sexual e reprodutiva para veiculação em mídias digitais. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a implementação de uma inovação pedagógica no ensino de graduação em enfermagem de uma IES pública a partir do segundo semestre de 2020 vinculado a disciplinas optativas. Resultados: Desde então, foram criadas duas páginas em uma rede social (Instagram) com vistas à promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva através da produção de conteúdo informativo/educativo a ser publicizado em formato de post, realização de eventos no formato ao vivo (live), e gravado (IGTV), bem como a utilização de um canal de comunicação com o público (direct). O conteúdo foi produzido pelos discentes vinculados à disciplina, tendo a supervisão da professora responsável e da monitora. As fontes utilizadas para confecção das postagens foram materiais oficiais do Ministério da Saúde. Tendo em vista que a produção de conteúdo foi elaborada com o intuito de se atingir o maior e mais diversificado público possível, houve a preocupação em relação à abordagem. Por tanto, utilizou-se linguagem simples, evitando uso demasiado de termos técnicos. Alcançamos a democratização da informação e o aperfeiçoamento acadêmico mesmo em um momento histórico adverso. Nem todos os discentes tinham ampla habilidade com o uso de redes sociais, fator que ao longo da disciplina foi superado de forma satisfatória, visto que a construção das postagens foi em grupo. Conclusão: A busca por novas formas de aprendizagem por meio de didáticas inovadoras, construídas em conjunto, se apresenta como um valioso meio de trabalho, possibilitando construir uma rede que contempla ensino e extensão e assim contribuindo tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade.