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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA FAMÍLIAS NO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Relatoria:
Melissa Germano Pereira Silvestre
Autores:
  • Fernanda Zerbinato Bispo Velasco
  • Victoria Kathleen Ferreira Moura
  • Lucas Franco Pita
  • Laleska de Paula Kunstmann
  • Gabriel Muniz Amorim
  • Alícia Rodrigues do Nascimento
  • Suellen Ribeiro Melo
  • Cristiane Rosa Magalhães
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Constituição Federal de 1988 definiu no artigo 196 que “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. Pensando nisso, os alunos do curso técnico de enfermagem da instituição federal de ensino CEFET/RJ se empenharam para promover a educação em saúde através do projeto de extensão: ‘’Práticas educativas em saúde para gestantes, nas redes sociais de Internet e na Estratégia de Saúde da Família de Corumbá-NI’’. Acreditamos que educação em saúde gera um empoderamento pessoal e social e torna os indivíduos contemplados ativos no processo de promoção em saúde. Entretanto, devido à atual pandemia da COVID-19 e com a adoção do distanciamento social, as práticas educativas tiveram que se restringir ao meio virtual, como forma de garantir o bem-estar e a continuidade do contato com a comunidade, por meio de estratégias educativas que disseminem informações de saúde relevantes. Esse projeto desenvolvido pelos alunos do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ tem como objetivo realizar educação em saúde na área materno-infantil, a fim de combater as fake News disseminadas nos meios virtuais. Para atingir esse objetivo realiza-se um debate pautado em conhecimentos, com a devida fundamentação científica. Desta forma, utilizamos como método a observação participativa e a análise do conteúdo a partir da criação e manutenção da rede social de internet Instagram, que atua como canal de comunicação entre os futuros profissionais de saúde e a população. Ademais, são realizadas reuniões semanais para a discussão e a elaboração de assuntos que surgem com a demanda do público, os quais são publicados com uma abordagem lúdica e linguagem adequada para o público leigo. Essa forma de interação permite uma relação dialógica entre a comunidade e o técnico em formação. Atualmente, a página criada no Instagram contém 1.164 seguidores e mais de três mil acessos. As postagens englobam temas diversos, como a saúde preventiva tendo como base a saúde da mulher e da criança. Dessa forma, a educação em saúde visa desenvolver um sentido de responsabilidade para com a saúde individual e coletiva e atua como colaboradora da assistência primária.