Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
VALIDAÇÃO DE FORMULÁRIO PARA PESQUISA REMOTA EM SAÚDE DA CRIANÇA NO CONTEXTO DE PANDEMIA
Relatoria:
Maria Roseane dos Santos Penha
Autores:
- MARIAH STEPHANIE ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
- IRIS NAYARA DA CONCEIÇÃO SOUZA INTERAMINENSE
- CLEIDE MARIA PONTES
- ANA PAULA ESMERALDO LIMA
- ALOÍSIA PIMENTEL BARROS
- LUCIANA PEDROSA LEAL
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Na área da saúde, o estudo dos fenômenos pode contar com questionários e escalas, que obtêm a validade de suas medidas por meio da validação de conteúdo. No contexto da pandemia pelo SARS-CoV-2 a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou o distanciamento social, culminando no uso de abordagens remotas para investigação dos fenômenos oriundos da pandemia. Objetivo: Validar o conteúdo de formulário construído para pesquisa remota no contexto de pandemia. Metodologia: Estudo metodológico, entre janeiro e maio de 2021, organizado em duas etapas. Etapa 1: elaboração de formulário (baseado em revisão da literatura e documento da OMS que orienta o cuidado da criança), objetivando avaliar os cuidados realizados pelas famílias às crianças no contexto do distanciamento social. Etapa 2: Selecionados para validação, na Plataforma Lattes, 27 doutores e um mestre em saúde da criança, amostra de 6 a 10 juízes segundo Pasquali. Enviado o convite com Link para acesso ao formulário no Google forms® via e-mail, contendo termo de consentimento livre e esclarecido, dados para caracterização do juiz e validação, contemplando a linguagem, conteúdo e relevância das questões. Permaneceram os itens com Índice de validade de conteúdo (IVC) >=80%. O projeto foi aprovado pelo CEP da UFPE. Resultados: O formulário foi elaborado com 105 questões em três blocos: caracterização da criança e do cuidador; cuidados com a criança e apoio da rede social. Participaram 07 especialistas, mulheres (100%), doutoras (100%), com cinco anos ou mais de experiência no ensino superior em universidade pública (85,7%), com mais de 15 anos de experiência na temática (100%) e na validação de instrumentos de pesquisa (100%). Após revisão das sugestões e cálculo do IVC, foram excluídas 19 questões. Destas, 06 por apresentarem IVC < 80% para pertinência e as demais para limitar a abordagem do formulário ao objeto de estudo, conforme sugerido. Seis questões tiveram a redação alterada por apresentarem os itens linguagem e conteúdo com ICV <80%. Após a avaliação e adequação das sugestões, permaneceram 86 questões. Conclusão: O instrumento foi considerado válido no que se refere ao conteúdo, para ser utilizado na coleta de dados da pesquisa de iniciação científica que avaliará os cuidados realizados pelas famílias às crianças no contexto do distanciamento social. O processo de construção e validação de conteúdo possibilitou rever as práticas de pesquisa e adequar o instrumento à modalidade remota.