Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O ENSINO DA SEMIOLOGIA DA PELE DA PESSOA IDOSA
Relatoria:
Ana Paula Pereira Cascabulho
Autores:
- Yonara Cristiane Ribeiro
- Luiza Costa Lissonger Guimarães
- Thiago Quinellato Louro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Com a crescente inserção de novas ferramentas digitais o ensino da enfermagem tem buscado utilizar as tecnologias educacionais digitais (TED) com o intuito de apoiar, diversificar e reforçar o processo de aprendizagem, possibilitando que o estudante acesse os conteúdos em horário e no local que desejar, além de obter o acesso ao conteúdo, com uma apresentação mais detalhada, imagens com boa resolução, indicação de teoria que apoia o procedimento, recursos que integram áudio e vídeo, exercícios que problematizam o tema, que podem desafiar sua curiosidade propondo simular digitalmente o procedimento antes de fazê-lo no presencial. O objetivo deste trabalho é a validação de conteúdo por juízes especialistas (enfermeiros) e a caracterização do seu perfil, ademais, uma adequação do aplicativo após a avaliação dos juízes. Metodologia: Pesquisa metodologica para validação do conteúdo da TED, foi utilizado um instrumento já validado por outras pesquisadoras. O estudo obedeceu à Resolução nº 466/2012. Pesquisa aprovada pelo CEP da UFF Parecer: 4.160.528. Os dados sociodemográficos foram analisados através da estatística descritiva. Os IVCs encontrados foram de bloco 1 88%, bloco 2 79% e bloco 3 80%, demonstrando que os indices alcançados foram superiores ao minimo desejado nesta pesquisa. Para a validação do conteúdo utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) que consiste de uma escala de Likert com as pontuações: 1- I: Inadequado, 2- PA: Parcialmente Adequado, 3- A: Adequado, 4- TA: Totalmente Adequado. Os itens que não atingiram concordância de pelo menos 70% foram analisados e adequados. Resultado: A pesquisa teve participação de 27 juízes enfermeiros, no qual 59,3% eram especialistas, mas também contou com doutores (14,8%), com mestres (1,1%), e com especializandos (14,8%). Já o perfil sociodemográfico, demonstrou que a participação das mulheres foi dominante com 88,9%, e a idade variou entre 24 a 55 anos. A área de conhecimento mais predominante foi a de enfermagem fundamental com 66,8%. Conclusão: O estudo evidenciou que a TED foi validado em conteúdo e relevância por juízes especialistas, portanto, que a pesquisa atingiu seu objetivo. O uso da TED como apoio a métodos tradicionais é uma opção válida, capaz de agregar possibilidades de estudo aos estudantes. Sugere-se que trabalhos futuros investiguem a utilização isolada de tais ferramentas, a fim de, apurar a eficácia dessas, bem como destacar suas possíveis fragilidades.