Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
INCENTIVO A EDUCAÇÃO PERMANENTE E HUMANIZAÇÃO PARA APRIMORAMENTO DOS SERVIÇOS DAS EQUIPES DA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
José Aurélio Rodrigues da Silva
Autores:
- Thais de Fátima Silvério Augusto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Após a instituição da Estratégia de Saúde da Família (ESF) como prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica (AB) no país, buscou-se romper com os obsoletos conceitos de saúde e doença focalizados na cura, para a atenção integral centrada no paciente e suas necessidades com vistas a criação de vínculos entre a equipe multiprofissional, usuários, família e comunidade. Dessa forma, a humanização torna-se uma proposta essencial de valorização dos sujeitos no processo de produção de saúde e assim, oportuniza maior autonomia, amplia a capacidade de transformar a realidade, através do compartilhamento de responsabilidades, criando vínculos solidários e a participação coletiva nos processos e a gestão responsável. Objetivo: Atestar a realização de atividade de educação permanente com vistas à atualização e incentivo a autorreflexão de profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito Federal. Metodologia: Trata-se de um relato da realização de uma atividade com objetivo de abordar os conteúdos apresentados na Política Nacional de Atenção Básica (Portaria GM/MS nº 2.436/2017) e Portaria SES/DF nº 77/2017 (que estabelece a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal), promovida por dois enfermeiros residentes em Saúde da Família. Resultados : A atividade ocorreu em uma USB do Distrito Federal em fevereiro de 2021, como parte integrante do projeto de humanização da unidade. A atividade contou com a participação do NASF e oito técnicas de enfermagem, sendo uma da sala de vacina e as demais de equipes de ESF. Realizou-se um roda de conversa tendo como eixos norteadores os temas: Territorialização e Mapeamento; Acolhimento; Registro e SIAB, Regulação e RAS, interdisciplinaridade, Participação Social. Como estratégia de envolvimento e participação ativa do grupo foi utilizada a ferramenta matriz SWOT, solicitando que as profissionais realizassem uma análise dos temas abordados e apontassem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, atribuídas às equipes frente aos temas, seguida da contextualização dos temas abordados e esclarecimentos de dúvidas sobre os mesmos Conclusão: Notou-se o permanente ensejo da realização de atividades de educação permanente em UBS que propiciem a escuta ativa das concepções e visualidade das experiências dos trabalhadores a fim, de incluí-los na tomada de decisão e qualificar os processos de trabalho da equipes e oferta de serviços de qualidade aos usuários do SUS.