Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
A ATUAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM UM MUNICÍPIO MINEIRO
Relatoria:
Rafaella Santos Corrêa
Autores:
- Yan Lucas Martins Silva
- Ianny Isabely Antunes Ribeiro Tófani
- Beatriz Rezende Marinho da Silveira
- Orlene Veloso Dias
- Rosângela Barbosa Chagas
- Rayssa Lene Pereira Brasileiro de Souza
- Daniella Fagundes Souto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As práticas de vacinação têm sido constantemente divulgadas e requeridas, máxime, em se tratando do atual período pandêmico pelo qual a sociedade perpassa. Objetivo: relatar as vivências de acadêmicos de enfermagem participantes de um programa municipal de estágios extracurriculares no âmbito da vacinação contra a COVID-19 em um município mineiro. Metodologia: trata-se de um relato de experiência elaborado por acadêmicos do curso de enfermagem, de diferentes instituições de ensino, participantes do programa de estágios voluntários intitulado “ImunizaMOC: eu participo!” que foi proposto pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Montes Claros-MG. Resultados: para operacionalizar a vacinação no município, foram instituídos 31 pontos de vacinação nos quais a participação dos acadêmicos tem sido fulcral, haja vista o porte populacional da cidade norte-mineira. A triagem, preenchimento de cartões de vacinação, conferência e alimentação de dados nos sistemas de informação em saúde, como SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização) e educação em saúde quanto às vacinas administradas são algumas das ações executadas pelos acadêmicos estagiários. A atuação dos graduandos em enfermagem neste campo prático constitui-se como fundamental para a consolidação e aplicação da teoria proposta nas universidades, uma vez que a vacinação insurge-se como território seminal para o desenvolvimento das práticas da enfermagem como arte e ciência. Conclusão: Dessa forma, a proposição de estágios extracurriculares, no campo da vacinação, torna-se profícua para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos acadêmicos quanto às habilidades e conhecimentos específicos dos processos concernentes à imunização e ao Sistema Único de Saúde (SUS).