Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Gabriele Batista Ferreira Pacheco
Autores:
- Amanda Fukuyoshi Barbosa
- Roberto Nascimento de Albuquerque
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A Síndrome de Burnout é caracterizada por um processo que resulta em exaustão física, mental e emocional em virtude de um período prolongado de exposição a elevados níveis de estresse, decorrente de situações de trabalho. Contudo, essa síndrome não se limita apenas a profissionais, mas também entre estudantes. Nesse contexto, a Síndrome de Burnout no âmbito universitário pode reduzir a capacidade de concentração, interferir na aprendizagem, comprometer o rendimento e a eficiência acadêmica. Objetivo: Avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva, realizada por meio da aplicação de dois instrumentos, sendo um com variáveis sociodemográficas e educacionais e o Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes, versão validada e adaptada transculturalmente Portugal-Brasil, a qual avalia três dimensões – Exaustão, Descrença e Eficácia Acadêmica. Resultados: Participaram 356 acadêmicos de Enfermagem de diferentes semestres letivos, onde a maioria era do sexo feminino (82,9%), jovens entre 18 e 24 anos (76,4%), de maioria branca (45,9%), regularmente matriculados no período noturno (62,6%). Observou-se que os estudantes não apresentaram Síndrome de Burnout, porém exibiram pontuação sugestiva para Burnout em duas das três dimensões avaliadas: Descrença e Eficácia Acadêmica. Além disso, a pesquisa revelou que os estudantes do terceiro ano do curso estavam mais suscetíveis à Síndrome de Burnout em comparação com os alunos dos outros anos do curso. Conclusão: Diferentemente de outras pesquisas as quais mostraram que a Síndrome de Burnout pode acometer acadêmicos dos últimos anos de diferentes cursos superiores, a presente pesquisa demonstrou que os alunos do terceiro ano do curso de Enfermagem também estão suscetíveis a desenvolver tal síndrome. Isso porque é um momento que ocorre a transição das disciplinas do ciclo básico para o ciclo profissional. Sendo assim, espera-se que novos estudos sejam realizados em outros cenários para o aprofundamento do tema e garantir uma maior discussão sobre a Síndrome de Burnout em ambiente universitário.