Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
A ATUAÇÃO E O ENSINO DE REIKI COMO PICS: UMA VISÃO HOLÍSTICA PARA A ENFERMAGEM
Relatoria:
Vera Lúcia Freitas
Autores:
- Emanuel Pereira dos santos
- Ana Clara da Cruz Nunes
- Beatriz Gerbassi da costa Aguiar
- Fabiana Barbosa Assumpção de Souza
- Gicelia Lombardo Pereira
- Johnny Lima Brandão¹
- Stephanie Campos Moreira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução. As Práticas Integrativas e Complementares compõem a atenção à saúde no Sistema Único de Saúde é caracterizada como ações de saúde capazes de assistir um indivíduo de forma integral . Reiki é um sistema natural de reparação energética, terapia vibracional, mantém e recupera a saúde, age sobre o corpo todo, equilibra suas emoções, O Reiki é recomendado para pessoas com: depressão, ansiedade, problemas físicos (dores musculares...), estresse, apatia . Segundo o Ministério da Saúde, o Reiki é uma “Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. A prática do Reiki responde aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções” a integralidade desta prática abrange, também, a dor. Os principais benefícios do Reiki e suas aplicações no cotidiano: Reduz e alivia consideravelmente o estresse, provocando no organismo uma profunda sensação de paz, relaxamento, conforto e tranquilidade. O objetivo deste estudo é: divulgar as atividades desenvolvidas no projeto de extensão: A atuação e o ensino de REIKI como práticas integrativas e complementares: uma visão holística para a enfermagem. Metodologia: Relato de experiência sobre o projeto de extensão está sendo desenvolvido por alunos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto EEAP/UNIRIO. O planejamento das atividades destacamos: promover oficinas, cursos de extensão, aprimoramento na temática: Reiki com as práticas integrativas e complementares em saúde. Capacitar e formar terapeutas reikianos. Organizar local para aplicação de Reiki na comunidade acadêmica e externa. Resultados: Foi realizado quatro cursos de introdução ao Reiki com a participação de 15 pessoas dentre elas alunos de graduação e docentes. Participação em três eventos científicos divulgando o projeto de extensão. Apresentação de um estudo intitulado: A análise da experiência popular à aplicação de Reiki em contesto pandêmico. Divulgação do projeto nas redes sociais: @reiki.unirio. O grupo está produzindo material para as aulas. Será agendada as aulas teóricas, práticas e a iniciação em Reiki e a organização de artigos científicos para publicação. Conclusão: Assim teremos um grande potencial para desenvolvimento de pesquisas cientificas, utilizando Reiki em diversas situações de desequilíbrio energético e de saúde.