
Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL EM UMA UNIDADE HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Bruna Fatima Sczepanhak
Autores:
- Kelly Cristine Oliveira
- Vitória Thomé
- Camila Cristiane Formaggi Sales
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um método que se baseia na resolução de problemas, buscando as raízes dos problemas e suas possíveis soluções. O PES possui quatro momentos denominados explicativo, normativo, estratégico e operacional, que permitem e facilitam a organização das ações e, além disso, apresenta um processo dinâmico e variável de acordo com as situações. OBJETIVOS: Relatar experiência sobre a realização do Planejamento Estratégico Situacional em uma unidade hospitalar. METODOLOGIA: Relato de experiência das acadêmicas do curso de graduação em enfermagem durante a Aula Prática Supervisionada (APS) da disciplina de Gerenciamento de Enfermagem em Instituições de Saúde no mês de abril de 2021, que aconteceu na maternidade de um Hospital Universitário do Paraná. Para a organização do PES foi utilizado a ferramenta 5W3H e vídeo educativo para conscientização e sensibilização dos profissionais. RESULTADOS: Após a identificação do problema, dos atores e recursos envolvidos e elencados as ações prováveis, o PES foi direcionado para a adequação e adoção da realização da Evolução de Enfermagem pelos enfermeiros da ala. A evolução de enfermagem oferece respaldo ético e legal para o profissional e é uma atividade privativa do enfermeiro que deve ser realizada diariamente de acordo com a Resolução do COFEN nº 429 de 2012. Portanto, foi realizada uma conversa com a enfermeira coordenadora da unidade sobre o problema encontrado. Posteriormente, foi elaborado um modelo de relatório padrão e um vídeo educativo para divulgação entre os enfermeiros da ala, já que não era possível reunir os mesmos considerando o período de pandemia e a necessidade de distanciamento social, além de ser mais seguro aos envolvidos. Assim, foi elaborado o vídeo educativo e um modelo padrão de relatório, pois é de fácil disseminação entre os profissionais e os materiais podem ser consultados futuramente. Observou-se que os objetivos do PES foram alcançados, já que os enfermeiros passaram a realizar minimamente uma evolução de enfermagem por paciente a cada 24 horas. CONCLUSÃO: O PES fornece suporte ao enfermeiro para a resolução de problemas sendo fundamental para as práticas gerenciais em enfermagem. A elaboração e implementação do PES permitiu a compreensão da importância do planejamento e demonstrou-se um facilitador na resolução dos problemas encontrados.