Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
USO DE WEBCASTS COMO AGENTE PROPAGADOR DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM NOVO OLHAR ÀS TECNOLOGIAS
Relatoria:
Brunna Francisca de Farias Aragão
Autores:
- Magaly Bushatsky
- Mayara Santana da Silva
- Gabriela Wanderley da Silva
- Maria Beatriz Araújo Silva
- Adriana Conrado de Almeida
- Talita Helena Monteiro de Moura
- Alessandra Lacerda Rodrigues
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Tem-se percebido que a revolução digital se forma das inter-relações criativas dos sujeitos com as tecnologias, a sociedade e a cultura, e diz respeito ao modo como agimos no mundo. Por essa razão, as tecnologias servem tanto como mecanismos de conservação da educação e das relações planificadas e homogeneizadoras, quanto favorecem a participação efetiva de todos. Objetivo: Demonstrar a relevância do uso de webcasts para a propagação da educação em saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa na modalidade relato de experiência, desenvolvido através da experiência acadêmica em uma extensão universitária vinculada a uma Universidade Estadual da cidade de Recife-PE. A mesma tem o intuito de inserir o conceito de rede no âmbito da violência, com parceria da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco para divulgação, dentro do qual, são abordadas as situações vivenciadas ao longo da vida dos portadores de doenças agudas e crônicas não transmissíveis, doenças negligenciadas e perícias forenses, através de ações socioeducativas. Resultados: A pandemia do COVID-19, bem como o isolamento social, têm demandado novas estratégias de comunicação e educação em saúde. Diante disso, as atividades universitárias, em especial as extensionistas, precisaram ser adaptadas para o formato online. Em meio a este novo e remoto cenário, surgiram os webcasts, podendo ser definidos como produção de conteúdos de áudio e/ou vídeo propagados por meio de transmissões ao vivo ou pré-gravadas via conexão ou por download a partir da internet. Dentre as produções extensionistas, estão o desenvolvimento de podcasts e vídeos com objetivo de realizar ações de educação em saúde. Os quais têm enfoque nas mais diversas formas de violência, como as conjunturais, estruturais, sistemáticas, envolvendo indivíduos dos mais diversos grupos sociais e etários, abrangendo a população como um todo. As produções não se limitam a conteúdos educativos, indo além disso, e abarcando a integralidade, interatividade e atratividade, realizando um link entre arte, educação e saúde. Conclusão: Com a construção e desenvolvimento dessas produções torna-se perceptível a relevância das mesmas para a formação acadêmica diversificada dos integrantes, bem como para a propagação da educação em saúde que integre não só os profissionais e estudantes, mas a população como um todo, abraçando esse público levando-o a ser agente ativo do cuidado e promoção à saúde.