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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
DAYANNE CAITANO OLIVEIRA
Autores:
  • GUSTAVO ALCANTARA COELHO DE LARA
  • JANAINNA VALÉRIA DUARTE FREITAS
  • NATHÁLIA SAMPAIO DOS SANTOS
  • ALINE CRISTINA ARAÚJO ALCÂNTARA ROCHA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Nos tempos de pandemia vividos, surgiram desafios no processo de ensino-aprendizagem e cada IES desenvolveu condições para continua-la nos cursos de graduação. Destacando-se à adoção das TIC’s, viabilizadora da aprendizagem rápida e acessível (métodos mistos, semipresenciais e híbridos). Essas estratégias de ensino aprendizagem são geradas fundamentalmente por plataformas digitais, tecnologias e métodos baseados em um cenário educativo com novas condições para a autoaprendizagem mediadas pelos ambientes virtuais. Na UNEMAT, o Projeto de Ensino MASSA implementou o uso de tecnologias em suas atividades propostas. Objetivando relatar a experiência do projeto no uso das TIC´s no ensino de conteúdos práticos de enfermagem. Trata-se do relato de experiência que descreve o processo de elaboração de vídeos acadêmicos por parte dos membros do projeto de ensino MASSA, composto por4 acadêmicos de enfermagem, 1 docente e 1 técnico de laboratório, desenvolvidos nos laboratórios de aprendizagem, do Campus Universitário de Cáceres, da UNEMAT. O Projeto MASSA visando subsidiar o aprendizado prático dos alunos elaborou vídeos dos procedimentos de: sondagens gástricas e entéricas, sondagens vesicais de alivio e demora feminino e masculino, curativos, cálculo e administração de medicamentos. Com o ensino remoto, os vídeos gravados promoveram o reforço dos conteúdos teóricos ofertados das práticas necessárias para as aulas de campo. Outro resultado importante através da produção dos vídeos foi subsidiar o ensino acadêmico nas monitorias em ciências da saúde através de tecnologias; testar ferramentas digitais que viabilizem o ensino-aprendizagem e desenvolver uma metodologia virtual de aprendizagem, concretizados após um processo de testagem de diversas metodologias. As práticas de ensino nos cursos de graduação na área da saúde em decorrência da pandemia também tiveram que se adequar a nova realidade, utilizando tecnologias para dar prosseguimento às atividades educacionais de forma remota, e o uso das tecnologias digitais contribuem com esse processo, proporcionando novas formas de ensinar e aprender os conteúdos, podendo ser utilizadas através de softwares, vídeos, plataformas, redes sociais, repositórios, tecnologias móveis e outras possibilidades. É imprescindível que as ações de ensino se conduzam neste momento de pandemia pela utilização de TIC’s, pois desempenham um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de qualquer área de formação.