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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
A TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS COMO MÉTODO DE PESQUISA NA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
August José Bezerra de Andrade
Autores:
  • Marcelo Viana da Costa
  • Karem Kristinny Fontes Pascoal
  • Maria Francisca Costa da Silva Oliveira
  • Adrielly Cristina Martins Bernardo
  • Jamille Almeida Alves Bezerra
  • Monaliza Angélica Cipriano da Silva
  • Emília Madalena Fernandes Edovirgens
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Na pesquisa científica a escolha do método a ser usado deve ser um processo criterioso e reflexivo, que possa garantir segurança no desenrolar da pesquisa e que permita o rigor na validação dos resultados e legitime as tórias que venham a esclarecer os fenômenos estudados. No campo da metodologia cientifica existem diversas perspectivas metodológicas, entre elas estão às pesquisas qualitativas com destaque para a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). OBJETIVOS: Relatar a experiência da utilização da TFD em uma pesquisa com estudantes de Enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização da TFD como preceito metodológico na realização de uma pesquisa qualitativa, narrativa e interpretativa de segmento longitudinal relacionada aos aspectos que influenciam a escolha da profissão de Enfermagem. Para tanto foi empregada a TFD na vertente estraussiana, seguindo os conceitos de Amostragem Teórica; Análise Comparativa Constante; Organização de Memorandos; Codificação dos Dados, aqui seguindo as três etapas preconizadas de: codificação aberta, codificação axial e codificação seletiva. RESULTADO: A pesquisa foi realizada no curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com estudantes que ingressaram no curso entre os anos de 2015 e 2017, os dados foram coletados por meio do preenchimento de diários norteados por questões centrais da pesquisa. E para análise dos dados através da TFD, em conjunto com as perspectivas da Epistemologia Arqueológica e do marco teórico da Sociologia Compreensiva, alinhados ao referencial da Sociologia das Profissões, possibilitou a construção de um modelo teórico a respeito dos aspectos envolvidos com a escolha da Enfermagem como curso e futura profissão. CONCLUSÃO: Estudar fenômenos complexos, como as motivações envoltas na escolha da profissão, requer a utilização de métodos que possam abarcar todas as dimensões, assim a vertente estraussiana da TFD se mostrou potente. A possibilidade de articulação do conceito epistemológico, marco teórico e referencial utilizados facilitou a elaboração do modelo teórico capaz de compreender o fenômeno em sua totalidade. Ademais, é necessário divulgar e incentivar sua utilização em estudos na enfermagem, com vistas a qualificar as pesquisas e dar mais visibilidade à produção de conhecimento da categoria.