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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
JÚRI SIMULADO ACERCA DA EUTANÁSIA E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
TEODORO MARCELINO DA SILVA
Autores:
  • Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira
  • Hallana Clara Macêdo Pereira
  • Solange Maria Germano de Lima
  • Ana Paula Araújo Viana Alencar
  • Rafaela Alves de Sousa
  • Beatriz Lima Maciel
  • Patricia Bezerra de Freitas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
ÉTICA, LEGISLAÇÃO E TRABALHO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A eutanásia é o termo utilizado para caracterizar a “morte boa”, sem dores, sofrimento e angústias, podendo ser dividida em dois tipos: ativa e passiva, sendo esta última a mais polêmica, pois envolve a negligência dos profissionais de saúde na continuidade dos cuidados. Essa prática no Brasil é considerada crime e homicídio. Frente a isso, observa-se que o júri simulado se constitui em uma ferramenta de aprendizagem eficaz para abordar o processo de eutanásia e demais assuntos polêmicos no campo da bioética no ensino da enfermagem. Objetivos: Relatar a experiência de júri simulado acerca do ato da eutanásia e suas implicações éticas. Metodologia: Trata-se de relato de experiência acerca de júri simulado que aconteceu no dia 09 de julho de 2018 durante o turno vespertino, tendo duração de uma hora e trinta minutos. Os participantes foram 34 discentes regularmente matriculados na disciplina de Exercício de Enfermagem de uma Universidade Pública Cearense, a docente e o monitor da referida disciplina. Para a realização do júri simulado, utilizou-se da dramatização de um caso clínico, simulação jurídica e de cenário personalizado. Resultados: Observou-se, a princípio, a participação ativa de todos os discentes neste processo de ensino-aprendizagem, onde demonstraram conhecimento acerca da condução do júri simulado e seus objetivos, bem como do assunto a ser discutido, o ato da eutanásia e suas implicações éticas. Verificou-se, ao longo da atividade, que os discentes demonstraram atitudes éticas e argumentos claros e concisos fundamentados na literatura científica, o que propiciou um debate rico e interessante. Além disso, possibilitou a potencialização dos conhecimentos sobre o assunto e aquisição de habilidades e competências. Analisou-se, ao final do júri, que os discentes gostaram desta metodologia ativa de aprendizagem, sendo uma ferramenta essencial no campo de ensino da enfermagem para se debater assuntos voltados às questões éticas. Conclusão: Diante disso, o júri simulado foi de suma importância, pois além de contribuir no processo de ensino-aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos, foi incorporado como nova metodologia ativa a ser vastamente utilizada no campo de ensino da enfermagem.