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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
Uso de simulação clínica na formação do enfermeiro no extremo norte do Brasil
Relatoria:
TARCIA MILLENE DE ALMEIDA COSTA BARRETO
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Objetivo: descrever os benefícios do uso da simulação clínica no ensino de enfermagem em uma Universidade Federal do extremo norte do país. Métodos: Trata-se de um relato descritivo construído com base nas observações da docente responsável pelas disciplinas Fundamentos de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, ao aplicar a metodologia de simulação em suas avaliações práticas. As simulações de que tratam este estudo foram realizadas utilizando-se de uma adaptação das dimensões da aplicação e detalhamento do “The future vision of Simulation in Health Care”. Resultados: Os resultados observados no estudo versam sobre 5 eixos fundamentais, que são: 1) o desenvolvimento do raciocínio clínico; 2) o desenvolvimento de habilidades técnicas e manuais; 3) o desenvolvimento do cuidado humanizado; 4) a compreensão das relações do cuidado seguro; e 5) o desenvolvimento do trabalho em equipe. Considerações finais: Identificou-se que no ambiente simulado, o aluno tem oportunidade de aprender fazendo, errando, refletindo sobre o erro, e assim constrói sua aprendizagem e fundamenta as suas habilidades. Além disto, a prática da simulação garante um processo avaliativo mais completo com etapas formativas e somativas.