Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM AÇÕES EXTENSIONISTAS NO CUIDADO DE ESTOMATERAPIA
Relatoria:
Thayla Gabrielle Sampaio Pereira
Autores:
- Nathália Sampaio dos Santos
- Gustavo Alcântara Coelho de Lara
- Aline Dias Almeida
- Daniela Ribeiro de Araújo
- Janainna Valéria Duarte Freitas
- Bárbara Maria Santana Costa
- Aline Cristina Araújo Alcântara Rocha
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Extensão Universitária ocorre pela interação entre a universidade e a sociedade, de modo a englobar experiências populares junto ao conteúdo científico. O Projeto de Extensão Cuidado Interprofissional em Estomaterapia e Feridas (CIEF) da UNEMAT, Campus de Cáceres, tem como objetivos principais prevenção, tratamento e recuperação de feridas, com ênfase no autocuidado e no desenvolvimento de competências colaborativas como: liderança participativa, clareza de papéis, funcionamento da equipe, atenção centrado no paciente/família, comunicação interprofissional, resolução de conflitos. Durante a pandemia da Covid-19 a assistência a portadores de feridas foi prejudicada, em virtude do risco de contaminação que poderia ocorrer, bem como, os serviços de saúde priorizarem o atendimento às pessoas com suspeita ou confirmação para o Sars-cov-2. Neste sentido, o projeto visa realizar atividades que permitam que portadores de feridas/familiares realizem os cuidados no domicílio. Trata-se do relato de experiência dos envolvidos no projeto, que foi dividido em duas etapas, a primeira desenvolvida durante o período de ensino remoto e a segunda realizada com o retorno às atividades presenciais na universidade. Atualmente, o projeto está executando a etapa 01 da proposta, na qual os membros envolvidos no projeto trabalham na produção de materiais educativos para serem utilizados no projeto e divulgados nas redes sociais, além de criarem formulários de pesquisa que serão utilizados na etapa seguinte. A etapa 02 refere-se a realização de cuidado domiciliar aos portadores de feridas, e realizar pesquisas com os dados obtidos. Além de materiais educativos para portadores de feridas, elaborou-se folder de orientação sobre cuidados com a pele para prevenir lesões que podem ser causadas pelo uso prolongado de EPIs. A pandemia, fez com que vivenciássemos um momento social, político e econômico ímpar e complexo em que todos os setores foram afetados, incluindo o setor educação. Para dar continuidade no processo ensino-aprendizagem e por meio da relação ensino-serviço e comunidade, as atividades de extensão foram a alternativa que possibilitou que os alunos e docentes continuassem este processo. Com o projeto, oportunizou-se o aprendizado dos alunos, bem como, este aprendizado contribui para atender as necessidades dos serviços de saúde e da comunidade, em especial aos portadores de feridas, que continuaram a receber orientações para promoção da saúde.