Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
DESAFIOS VIVENCIADOS POR MESTRANDOS DA REGIÃO NORTE FRENTE À COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
Aline Lara de Carvalho
Autores:
- Camila Schirmer Barbosa
- Nubia Souza Correia
- Pamela Cristine Piltz Costa
- Renata Rodrigues da Luz
- Letícia Pontes
- Marilene Loewen Wall
- Luciana Puchalski Kalinke
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A criação do mestrado profissional (MP) foi prevista no parecer n.º 977/65, de 3 dezembro de 1965, que orientou o desenvolvimento da pós-graduação brasileira e, institui que esse nível de formação se baseava na necessidade de assegurar treinamento eficaz, seja para completar a formação do pesquisador ou para o treinamento do especialista altamente qualificado. OBJETIVO: relatar a experiência dos discentes do programa de pós-graduação Stricto Sensu do mestrado profissional Turma Fora de Sede — CAPES/COFEN, vinculado à Universidade Federal do Paraná — UFPR. MÉTODO: trata-se de relato de experiência realizado a partir da vivência de cinco discentes acerca das suas atividades desenvolvidas no mestrado profissional, entre outubro 2020 a julho de 2021. RESULTADOS: durante a pandemia covid-19, observaram-se vantagens, desvantagens e desafios a serem superados, como a modalidade ensino remoto no início das atividades do mestrado. Entre as possibilidades, observou-se a interação com pessoas de diversas localidades do país, nos grupos de pesquisas e nas defesas das dissertações e teses. Outro ponto relevante é que não ocorrem dispersões durante as aulas, pois essa modalidade de ensino não permite conversas paralelas. Entre as limitações, destaca-se a conexão com a internet, o fuso horário entre os estados de Rondônia e Paraná, ademais, nesta modalidade pode haver prejuízo na interação entre os discentes e professores, pois o módulo de apresentações geralmente utilizados, muitos professores não visualizam as expressões faciais dos alunos, que podem sinalizar dificuldade de compreensão do conteúdo. Entre os desafios pontuamos que o principal está na organização pessoal do mestrando, dispor de tecnologias duras, conhecimento e familiarização das plataformas e tecnologias disponibilizadas ao ensino remoto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O processo ensino-aprendizagem do mestrado profissional fora de sede é desafiador pelas suas próprias características e, a condição de pandemia covid-19, com ensino remoto, permeados por emoções, dúvidas, incertezas e expectativas, potencializou esse desafio. Certamente, a experiência vivenciada até o momento pelos discentes do mestrado profissional, com uso de plataformas digitais tem sido proveitosa, tendo em vista os benefícios proporcionados pela tecnologia. No entanto, há lacunas e desafios que devem ser considerados na hipótese de se classificar o ensino remoto como superior à modalidade presencial.