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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
A EDUCAÇÃO NO CENTRO DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
JESSYCA ZANETTI MALGOR OLIVEIRA
Autores:
  • Carolina Gerhardt Primaz
  • Rita Aquino Catalina Caregnato
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O Centro de Materiais e Esterilização (CME) é uma área fundamental dentro dos serviços de saúde. Nesse setor são realizadas práticas diversificadas que requerem conhecimento especializado, com a finalidade de fornecer produtos para a saúde processados de forma adequada, garantindo a segurança na prestação do cuidado assistencial ao paciente. A partir da compreensão dos processos de trabalho e do reconhecimento das atividades, cada vez mais complexas e sofisticadas, exercidas no CME, eleva-se a importância de recursos humanos qualificados e motivados. Pretende-se fornecer um panorama atualizado em relação à produção de conhecimento na área de educação direcionada ao profissional que trabalha na linha de frente no processamento de produtos para a saúde. Objetivo: Analisar as publicações dos últimos cinco anos com temas sobre educação em Centro de Materiais e Esterilização. Método: Revisão integrativa com busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scopus Info Site, Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature via EBSCOhost, COCHRANE e Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: Selecionados 10 artigos, todos consideraram indispensáveis a atualização constante e a disponibilização de recursos mínimos para realização das atividades profissionais com melhorias na prática clínica. Quatro publicações identificaram as percepções quanto à educação, lacunas de conhecimento e oportunidades de desenvolvimento. Estratégias educacionais utilizadas: educação permanente com materiais didáticos, aplicação de treinamento teórico e prático, reestruturação dos processos com treinamento técnico, programas de mentoria educativa in loco e autorreflexão profissional sobre melhores práticas aplicadas nos processos de trabalho. Conclusão: As publicações reforçam a importância de intervenções educativas para a capacitação profissional, domínio de novas tecnologias, prestação de serviço de qualidade e impacto favorável na eficácia do processamento de produtos para a saúde. É indubidável a necessidade de estratégias de educação que reforcem o aprimoramento dos profissionais inseridos no contexto do CME, que são tão importantes para garantir a qualidade e segurança do serviço prestado nesse setor.