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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
TENDÊNCIA DE MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO EM JOVENS
Relatoria:
Ana Vitória Bento Silva Patrício
Autores:
  • Lívia Maria Damascena Pereira Vieira
  • Eugênia Leopoldina Ferreira
  • Silas Everlyn Mascarenhas Paulo
  • Isa Maria Costa Coutinho
  • Rafael de Oliveira Melo
  • Emanuel Cardoso Monte
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Ao passar dos anos, as estatísticas de mortalidade em acidentes de trânsito (AT) envolvendo jovens vem tendo um acréscimo significativo, o que se torna problema de saúde pública. De acordo com a OMS, o AT é umas das principais causas de mortalidade no público jovem. Tendo em vista que, na maioria das vezes, os fatores relacionados são: uso do celular enquanto está sob condução do veículo, junção de bebidas/drogas ao volante, excesso de velocidade, não respeitar a sinalização, não fazer o uso de capacete e realizar ultrapassagem dos veículos de maneira arriscada, ainda que existam maneiras punitivas como o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Lei 11.705 de 2008, conhecida por Lei Seca. Objetivo: Analisar a tendência de mortalidade por acidentes de trânsito em jovens e os fatores relacionados a esses imprevistos. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Medical Literature Analyses and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE/PUBMED), na Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS) e no Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), utilizando os descritores em DeCS Acidente, Trânsito, Jovem, utilizando o operador booleano AND. A seleção respeitou critério de inclusão/exclusão sendo estarem disponíveis de forma completa e gratuita, entre os anos de 2017 à 2020, em qualquer desenho metodológico, foram excluídos estudos que se mostravam inconclusivos e/ou repetidos. Resultados: Foram encontrados 239 estudos dos quais 15 cumpriram os critérios previamente estabelecidos e foram incluídos na revisão. Medidas preventivas e educativas devem ser aderidas para que se possa minimizar a frequência de AT, como também é de suma importância a implementação de políticas efetivas na promoção, prevenção e redução da mortalidade. Conclusão: Por ser motivo de preocupação, faz-se necessário lançar medidas mais eficazes para diminuir tal problemática. Embora existam punições em caso de violência no trânsito, é imprescindível lançar meios de fiscalização mais eficazes e menos corruptas para que as estatísticas possam, provavelmente, ter uma diminuição. Ademais, a conscientização é fundamental nesse processo que pode salvar vidas.