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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
“SEMANA DO ORGULHO LGBTQIAP+”: A LIGA ACADÊMICA NA DESCONSTRUÇÃO DE TABUS E PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO
Relatoria:
Beatriz Buthers Soares
Autores:
  • Gabriela de Andrade Cruz Queiroz
  • Larissa Dantas de Araújo
  • Filipe Alfenas de Mattos
  • Mariana Rocha Leão de Araujo
  • Maria Tailany Sousa Silva
  • Adriana Lemos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Liga Acadêmica em Gênero, Sexualidade e Saúde (LAGS) é uma liga acadêmica multidisciplinar vinculada à Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuante desde 2019. Por reconhecer a importância política, social e cultural do mês de junho para a comunidade LGBTQIAP+, a LAGS organizou o projeto intitulado de “Semana do Orgulho LGBTQIAP+”. Objetivo: Relatar as repercussões e as atividades desenvolvidas pelo projeto “Semana do Orgulho LGBTQIAP+”. Metodologia: Pesquisa descritiva do tipo relato de experiência. O projeto “Semana do Orgulho LGBTQIAP+” ocorreu entre os dias 17 e 29 de junho de 2021 utilizando as ferramentas do Instagram, com quatro publicações fixas, quatro stories e dois reels. Resultados: O post "Acompanhamento nutricional de pessoas trans e travestis" obteve mais curtidas (n= 142), comentários (n= 20), compartilhamentos (n= 58), salvos (n= 17) e visitas ao perfil (n= 37) da "Semana do Orgulho LGBTQIAP+", entretanto, "Pessoas não-binárias” foi a publicação fixa com mais contas alcançadas (n= 707) e impressões (n= 926). O story “Acompanhamento nutricional de pessoas trans e travestis" foi a produção com mais compartilhamentos (n= 12), visitas ao perfil (n= 12), contas alcançadas (n= 1.607) e impressões (n= 1.628). No total, os dois reels da "Semana do Orgulho LGBTQIAP+" geraram 335 curtidas, 61 comentários, 131 compartilhamentos, 19 salvos, 10.131 contas alcançadas e 10.786 reproduções ao todo. Conclusão: Evidenciou-se a importância da utilização de ferramentas tecnológicas presentes nas mídias sociais para a propagação de informações de cunho científico à população. O projeto aumentou o alcance e a visibilidade da liga e seus conteúdos ofertados, intensificou o engajamento das publicações e atividades realizadas, além da ampliar seu público-alvo. Para os ligantes, destaca-se a diversidade de conhecimentos adquiridos em relação à comunidade LGBTQIAP+ e a ampliação da visão profissional perante a saúde do indivíduo através do trabalho multidisciplinar. Exerceu-se um impacto na população geral, uma vez que as atividades de educação em saúde visaram contribuir para a quebra de estigmas, tabus e preconceitos relacionados à comunidade LGBTQIAP+, propiciando o acesso à informação, a construção de conhecimento e a estimulação das práticas de cuidado, promoção e manutenção da saúde.