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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS DA ENFERMAGEM PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE ÀS PUERPERAS NO ALOJAMENTO CONJUNTO
Relatoria:
Illana Almeida Santos
Autores:
  • Matildes dos Santos Neta
  • Cíntia Loureiro da Silva Rangel
  • Pietra Éveli Costa Teles
  • Gléssia Carneiro Guimarães
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A educação em saúde é uma prática fundamental para a troca de experiências e permite que as puérperas exteriorizem suas dúvidas e medos, o que diminui incertezas e promove o empoderamento e autonomia delas. As práticas educativas, realizadas pela enfermeira (o) devem envolver às puérperas através de uma escuta sensível, qualificada e empática, assim como acolher, valorizar e respeitar as individualidades de cada uma. A realização dessa pesquisa surge após experiências sociais das pesquisadoras com mulheres que não foram adequadamente preparadas para a vivências das rotinas do puerpério. Tais mulheres relatavam o pouco contato da Enfermagem, para as adaptações físicas e psíquicas do pós-parto, muitas saiam do alojamento conjunto ainda sem conhecimento e propriedade acerca de cuidados básicos a seu RN, bem como o seu autocuidado, demonstrando um déficit na educação em saúde no sistema de alojamento conjunto. Espera-se que os cuidados e orientações dos enfermeiros à puérperas no alojamento conjunto traga inúmeros benefícios para o binômio. Objetivo: Compreender a luz da literatura nacional como tem sido realizada a educação em saúde por Enfermeiras (os) no sistema de Alojamento Conjunto. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, realizada através de um levantamento bibliográfico atualizado na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) sobre a educação em saúde no alojamento conjunto. Para a coleta de dados foram utilizados os descritores: educação em saúde; alojamento conjunto; enfermagem combinadas ao operador booleano AND, selecionando artigos publicados no intervalo 2015-2020. Resultados: Foram selecionados 09 artigos e após a análise de conteúdo emergiram três categorias: ‘Déficits e fragilidades dos profissionais de Enfermagem para a promoção da educação em saúde no puerpério’; ‘Empoderamento e autonomia das puérperas como resultado da educação em saúde’ e ‘Estratégias e momentos em que Enfermeiras (os) garantem a Educação em Saúde no Alojamento Conjunto’. Considerações finais: A efetivação da educação em saúde no puerpério depende de inúmeros fatores, dentre eles a atuação do enfermeiro nesse contexto. A prática da educação em saúde é de fundamental importância na vida das puérperas e no relacionamento da mãe e filho, apesar dessa prática ainda apresentar déficits e fragilidades. A enfermeira(o) é considerado o profissional mais requisitado para essa prática por ser o mais envolvido no cuidar.