LogoCofen
Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
ECOFLOREST GAME ENFERMAGEM: TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO PROCESSO GERENCIAL
Relatoria:
João Pedro Soares Soares
Autores:
  • Ana Paula Carneiro Tavares
  • Wagner Ferreira Monteiro
  • Aderlaine da Silva Sabino
  • Raphaela Maria da Costa Moreno
  • Flaviane da Silva Gomes
  • Rebeca Ismael da Costa
  • Jardel júnior oliveira dos santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As tecnologias educacionais (TE) são dispositivos para a mediação de processos de ensinar e aprender, que possui múltiplos formatos como: Impressos (Guias-Manual-Folder-Banner), TE musicais, TE Digitais (Aplicativo Móvel), TE Jogos (Games), entre outros. O gerenciamento em enfermagem é a articulação entre esferas gerencial e assistencial que compõem o trabalho do enfermeiro nos mais diversos cenários de atuação. Com isso, uniu-se essas duas grandes ferramentas. Objetivo: Relatar uma experiência acadêmica no EcoFlorest Game Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, reflexivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por graduandos em enfermagem, de uma universidade particular, na cidade de Manaus-Amazonas, no mês de julho de 2021. O EcoFlorest Game Enfermagem foi uma competição esportiva, realizada em um ambiente com características ecológicas-florestal, composta por 25 alunos, divididos em 5 equipes. Onde realizaram um circuito de atividades esportivas de 5 modalidades, com características específicas, a saber: Maratona mista de obstáculos, prova do arco, canoagem, airsoft (tiro ao alvo) e slide (escorregador turbo); onde eram contabilizados o tempo e as pontuações em cada atividade por uma premiação simbólica para os três primeiros colocados. A competição teve como objetivo principal socialização com a comunidade acadêmica, estimular e avaliar o trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos e resolutividade de problemas; processos esses essenciais no gerenciamento de Enfermagem. Resultados: A atividade proporcionou uma experiência diferenciada nos princípios de gerenciamento em Enfermagem, estimulando o trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Foi possível a reflexão das dificuldades, a escuta sensibilizada, avaliação de riscos, a escolha estratégica das qualidades de cada integrante conforme atividade executada. Além disso, encorajou à adesão ao exercício físico, promoveu uma terapia frente aos estresses e ansiedades. Tudo foi supervisionado pelos professores, todos os envolvidos estavam com a vacinação completa, inclusive contra a covid-19 e foram seguidas todas as recomendações de prevenção ao novo coronavírus. Considerações Finais: Portanto, o EcoFlorest Game Enfermagem foi uma TE no processo gerencial, essencial, prático, inovador, participativo, preparativo, estimulante e autêntico. Recomenda-se que mais graduandos possam ter essa experiência diferenciado de aprender.