Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
PET NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM AMPLIANDO A FORMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Vanessa Cindy Neres Lima
Autores:
- Hélio Galdino Júnior
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa de Educação Tutorial (PET) contempla de forma indissociável a tríade ensino, pesquisa e extensão, esse tem aumentado a qualidade de ensino superior brasileiro, é o mais inovador e eficiente programa de qualificação da formação acadêmica do ensino de graduação. Além disso, o PET contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais que ultrapassam a formação curricular convencional. A nível da graduação em enfermagem, a Educação Tutorial promove o desempenho acadêmico, raciocínio clínico, aproxima os alunos dos pacientes e incorpora conceito como autonomia. Assim, abordar esses graduandos de forma ampliada e baseada em evidências científicas podem ser otimizados pela participação em PET. Objetivos: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem no PET e as contribuições dessa vivência no processo de formação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por uma acadêmica de enfermagem no PET, entre setembro de 2019 e março de 2021, na Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. O grupo era composto por doze integrantes acadêmicos de enfermagem e um tutor docente da FEN. Foram desenvolvidas atividades de ensino, extensão e projetos de pesquisa, por meio virtual e presencial. Resultados: As atividades desenvolvidas pela acadêmica no PET foram: extensões relacionadas a ações com crianças e adolescentes nas escolas, com grupos de gestantes e de idosos em unidades básicas de saúde, participação em campanha de imunização H1N1, iniciação em libras e participação no coral de libras do PET em eventos; pesquisas diversas com abordagens metodológicas diferentes, com temas primeiros socorros e tratamento de feridas e ensino referente a organização de eventos do programa como a Semana da Enfermagem e o Cine PET, apresentações de artigos em reuniões científicas, ministração de aulas em escolas, participação em cursos de Libras e criação de vídeos sobre a prevenção da COVID-19 nas mídias sociais utilizando Libras. Conclusão: Essa experiência contribuiu na aproximação com a comunidade e o conhecimento de sua realidade. Ademais, despertou na estudante um olhar mais aguçado sobre a necessidade do trabalho em equipe em enfermagem, aprender a vincular e utilizar a pesquisa para a assistência, desenvolver autonomia para tomada de decisões e melhorar a comunicação. Dessa forma, o PET incrementou no currículo da acadêmica de enfermagem e cativou seu interesse pela carreira acadêmica.