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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
PROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DA LUDICIDADE: RELATO DE UM PLANO DE ATIVIDADE EDUCATIVA
Relatoria:
Daianne Ferreira da Silva
Autores:
  • João Henrique de Morais Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A ludicidade é uma ferramenta de ensino-aprendizagem que objetiva estimular e trazer autonomia no processo de construção do conhecimento. No contexto da educação em saúde, o Enfermeiro pode recorrer a esta ferramenta na sua prática assistencial para transmitir o conhecimento a grupos diversos, com foco na prevenção de agravos e doenças. Neste relato de experiência o uso da ludicidade acontece no contato da criança com a história de um livro tátil tridimensional (LTT). OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de um plano de atividade educativa (PAE) através de um território simulado. METODOLOGIA: A disciplina “Educação em Enfermagem” objetiva aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento de ações educativas em saúde a diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem. Em maio de 2021, a disciplina propôs o desenvolvimento de um PAE, tendo como referência uma cidade virtual, para que os discentes simulassem a observação da realidade, o mapeamento das necessidades de saúde, a investigação científica e um plano de ação. RESULTADOS: Na observação da realidade, algumas necessidades de saúde foram mapeadas: baixa adesão nas consultas de puericultura; ausência de creche no distrito; surto de varicela na escola, entre outras. Para priorizar uma necessidade utilizamos a matriz GUT, uma ferramenta de gerenciamento, que classifica as problemáticas quanto a sua gravidade, urgência e tendência. O surto de varicela na escola, foi uma das causas com maior pontuação na matriz, portanto, a proposta de educação em saúde foi desenvolvida com base nessa necessidade. Optou-se por um plano de ação intersetorial envolvendo a unidade básica de saúde, instituição de ensino e comunidade. Os professores e a equipe de enfermagem confeccionaram alguns LTT, baseados na história de uma menina que contraiu a varicela. O principal objetivo do LTT é ser um instrumento lúdico para elucidar medidas de prevenção e controle da varicela, que pode ser utilizado tanto no âmbito da unidade básica de saúde, quanto na instituição de ensino. CONCLUSÃO: Através de reflexões críticas da realidade e das necessidades do território simulado, os discentes ampliaram a sua visão para ações voltadas às práticas que valorizam a obtenção de conhecimento por métodos não formais, como as atividades lúdicas, para abordar a educação em saúde com a pessoa, família e comunidade.