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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
AVALIAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL SOBRE A TEMÁTICA DE ENFERMAGEM FORENSE
Relatoria:
JHULIANO SILVA RAMOS DE SOUZA
Autores:
  • ANDREIA CRISTINA BARBOSA COSTA
  • ZÉLIA MARILDA RODRIGUES RESCK
  • SUELI DE CARVALHO VILELA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Dissertação
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino superior em enfermagem é regido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, visando formar um profissional generalista, crítico, reflexivo e humanístico, formado por competências e habilidades profissionais. A enfermagem forense é uma ciência que está interrelacionada aos cuidados de enfermagem no contexto forense, em que o enfermeiro irá assistir às vítimas, agressores, familiares em diversos casos de violência. OBJETIVO: Este estudo objetivou avaliar os currículos dos cursos graduação de enfermagem no Brasil sobre a temática de enfermagem forense. MÉTODO: Estudo quantitativo, descritivo com abordagem exploratória, do qual participaram coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem de 88 Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, por meio de um questionário eletrônico construído pelos autores e validado empiricamente por juízes especialistas. Realizou-se a coleta de dados no período entre abril a agosto de 2019, por meio do Google Forms. Para a análise estatística, utilizou-se o Software Package for the Social Science para a estatística descritiva e inferencial, e o Software R, para o teste Exato de Fisher para as variáveis independentes e dependentes. O estudo teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer: 2.893.206. RESULTADOS: Das 88 Instituições de Ensino Superior que participaram, existe pouca oferta nos currículos de graduação sobre disciplinas de Enfermagem Forense, de Violência e seus principais conteúdos ministrados nas disciplinas de saúde da criança, saúde da mulher, urgência e emergência e saúde mental, sobre violência física, sexual e psicológica, protocolos forenses, assistência aos autores do crime, preservação de coleta de vestígios forenses nos serviços hospitalares. As Instituições, tiveram maior prevalência da enfermagem forense nas Instituições privadas que foram localizadas na região Sudeste, porém, as mesmas apresentam lacunas sobre a temática relacionada a coleta, preservação de vestígios forenses, protocolos e laudos periciais. CONCLUSÃO: Os currículos dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil sobre a temática abordada demonstram ser pouco explorado no meio acadêmico, sugerindo que haja um maior engajamento de docentes capacitados para ser transpostos nas disciplinas em que é passado de forma transversal para possibilitar que o discente tenha um contato maior sobre a temática no campo de estágio e durante todo os conteúdos ministrados.