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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA EXITOSA NA VACINAÇÃO CONTRA COVID 19: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
GISELE ACERRRA BIONDO PIETRAFESA
Autores:
  • Marli Gabriel de Melo Almeida
  • Ivana Maria Passini Sodré Siviero
  • Carla Marcondes Gimenez
  • Camile Abraão de Oliveira
  • Marli Gabriel de Melo Almeida
  • Larissa Dela Libera Miranda
  • Waleska Zafred Ricci
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Brasil iniciou a vacinação contra o Sars-Cov2 em caráter emergencial no dia 18 de janeiro de 2021. Para operacionalização desta vacinação, os municípios tiveram que se reorganizar para manter a assistência à saúde na Atenção Primária e garantir o acesso da população à vacinação respeitando as normas sanitárias. Objetivo: Descrever a experiência exitosa de integração ensino-serviço na vacinação contra a Covid 19 nos grupos prioritários. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, sobre a integração ensino-serviço, durante a vacinação contra a Covid 19, dos grupos prioritários. Em Espírito Santo do Pinhal, município com 42.290 habitantes do interior de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou parceria com o Centro Regional Universitário – UniPinhal, instituindo um posto de vacinação contra a Covid 19 nas dependências da instituição. No período de 17 de maio a 02 de junho de 2021, os alunos do estágio supervisionado do curso de enfermagem contribuíram com a operacionalização da vacinação. Por se tratar de um relato de experiência, dispensou-se apreciação de comitê de ética em pesquisa. Resultados: Foram aplicadas 1569 doses na faixa etária de 21 a 63 anos. Para os discentes oportunizou-se aprendizagem a partir da realidade de uma campanha de vacinação, realizando desde a triagem, alimentação do sistema de informação “VaciVida”, administração do imunobiológico e orientações pós vacinação. Para a gestão municipal, essa parceria foi uma ferramenta importante para ampliação das ações coletivas junto à população e otimização de recursos humanos da rede municipal. Conclusão: A integração ensino-serviço proporciona maior responsabilidade social aos graduandos em enfermagem, ratificando que a prática de enfermagem deve ser guiada a partir das necessidades da sociedade, além do compromisso da instituição de ensino com a proteção da saúde e a preservação da vida. Parcerias entre serviços e instituições de ensino, configuram-se como importante ferramenta para a ampliação do processo ensino/aprendizagem e fortalecimento do Sistema Único de Saúde.