Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
PROTAGONISMO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO AFRONTAMENTO À COVID-19 NA AMPLIAÇÃO DO ESTUDO HÍBRIDO
Relatoria:
Daniela Vogel de Souza
Autores:
- DIANA GRACE DA SILVA AMORIM
- PEDRO ARCANJO SOARES
- NIQUELEN BIANCA MILLER FRANÇA
- OCTAVIO FERNANDES DA SILVA SOBRAL
- MAYARA MENDES DA SILVA COSTA
- ISABELE FERREIRA CANDIDO PEREIRA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
PROTAGONISMO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO AFRONTAMENTO A COVID-19 NA AMPLIAÇÃO DO ESTUDO HÍBRIDO
Introdução: Ação educativa de enfermagem realizada por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá Campus Petrópolis-RJ, em parceria com a Secretária de Educação do município de São José do Vale do Rio Preto - RJ, na Escola Municipal Affonso de Paula, com a finalidade de orientar e sensibilizar as merendeiras, os professores, as recepcionistas, os zeladores, os alunos e familiares para um retorno seguro as aulas em conformidade com as medidas de segurança sanitárias para o afrontamento da COVID-19. Objetivos: Proporcionar e ampliar as possibilidades de aprendizagem por intermédio da metodologia ativa do ensino híbrido para os acadêmicos de Enfermagem como protagonistas da atividade educativa. Metodologia: método descritivo, tipo relato de experiência, de uma ação educativa realizada por acadêmicos de Enfermagem do 4º e 5º períodos, via plataforma virtual, conforme o processo de educação em saúde no modelo de sala de aula invertida no modelo do ensino híbrido, com as temáticas sobre as medidas de segurança sanitária para o retorno seguro as aulas e o afrontamento a COVID-19, em prol da construção do conhecimento e da aprendizagem significativa com sentido para vida dos acadêmicos e da sociedade. Período execução da Ação Educativa - De 21 de abril – 09 de junho de 2021. Resultados: Obtidos mediante o período de execução da atividade, dos 23 acadêmicos de Enfermagem que participaram, relataram a experiência como exitosa para sua formação profissional, bem como afirmaram não terem dificuldades para o manejo das ferramentas tecnológicas e na manutenção da comunicação durante ação educativa. Vale salientar que avaliação da ação educativa foi realizada em sala de aula de forma presencial, no final do semestre. Reafirmação da parceria para 2021.2 com a secretária de Educação da cidade de São José do Vale do Rio Preto - RJ, para a continuidade do trabalho em outras escolas, demonstração da eficácia e efetividade da ação educativa para o público-alvo. Conclusão: Os acadêmicos de enfermagem experenciaram as possibilidades da aprendizagem a partir da metodologia ativa híbrida, mesmo diante de uma crise pandêmica da COVID-19, foram protagonistas da elaboração e execução da ação educativa em outro município, para o retorno seguro as aulas conforme as normas de segurança sanitárias.