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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
A ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO COVID-19 E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Jaqueline Alves Ferreira
Autores:
  • Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar
  • Gabriel Costa da Silva
  • Catharinna Aiko Odagiri de Moraes
  • Larissa Gabrieli Batista Pereira
  • Jessyca dos Santos Melo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 caracteriza-se como uma infecção respiratória aguda potencialmente grave com alta transmissibilidade por gotículas aéreas ou contato com objetos contaminados. Para sanar os problemas que a doença gera, autorizou-se temporariamente o uso emergencial das vacinas COVID-19 para o enfrentamento da doença implementação do plano de vacinação nacional, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), onde voluntários e profissionais da saúde encontram-se atuando no combate ao vírus. OBJETIVO: Descrever atuação dos acadêmicos de enfermagem, como voluntários, durante a campanha de vacinação contra a COVID-19 e suas contribuições à formação direcionada ao SUS. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, realizada por acadêmicos de enfermagem, de uma Instituição de Ensino Superior Pública, da cidade de Belém-Pará, no período de março a julho de 2021. Os discentes foram coordenados por enfermeiros atuantes na campanha, que ocorreu em pontos de vacinação da cidade. Eles participaram da organização do posto, registro de aplicativo, triagem e organização da fila de vacina. RESULTADOS: Durante a campanha de vacinação, os voluntários de enfermagem adquiriram noções práticas sobre o programa nacional de imunização e como é implementado, dado que é possível entender a logística da distribuição de vacinas e o calendário vacinal para a população. Além disso, aplicou-se um dos instrumentos de enfermagem que é a comunicação com os usuários do serviço de saúde e realização de uma breve anamnese para identificação de possíveis limitações à aplicação da vacina no público-alvo, como a identificação de alergias, uso de medicamentos, patologias e manifestações de sintomas de gripe ou febre nos últimos dias. Os estudantes também vivenciaram na prática a organização de uma sala de vacina e a responsabilidade do enfermeiro e da sua equipe de enfermagem. Além disso, foi possível a realização e manutenção de um relacionamento interpessoal em razão dos desafios na resolução de conflitos ocorridos com os pacientes. CONCLUSÃO: É inquestionável a importância de acadêmicos de enfermagem para contribuir na campanha de vacinação contra a COVID-19, haja visto que no tempo de pandemia e com a suspensão temporária das atividades práticas aos discentes, a campanha colaborou com novos aprendizados e desenvolvimento de habilidades que agregam na formação ao vivenciar o trabalho do profissional que atua no SUS frente a política pública de imunização.