Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
USO DE REDE SOCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Domitília Bonfim de Macêdo Mihaliuc
Autores:
- Marcela Vilarim Muniz
- Yasmin Ariadiny Lopes Lacerda
- Elizabete da Silva Camara Braz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O contexto pandêmico desafiou docentes e discentes de enfermagem a utilizar atividades remotas emergenciais. Para viabilizar as atividades pedagógicas, foi necessário utilizar diferentes ferramentas digitais; planejar de forma tempestiva práticas e estágios; e adaptar processos avaliativos. Objetivo: Relatar experiência da utilização da rede social como forma inovadora de avaliação formativa. Metodologia: estudo descritivo, tipo relato de experiência, que aconteceu nos meses de junho e julho de 2021, com dez estudantes do estágio curricular de enfermagem de instituição pública do Distrito Federal. Conta na rede social foi criada para produção de conteúdos digitais de atenção primária à saúde, com metas que foram utilizadas como critérios de avaliação dos trabalhos pela docente. As metas foram: conteúdos lúdicos, criativos, divertidos, com referências atualizadas e abordagem de todo o escopo de atuação da Enfermagem na atenção básica. A meta mínima a ser alcançada foi de 100 seguidores. Resultados: Após duas horas de abertura da conta, chamada de @dominaps, a meta de seguidores foi atingida, os conteúdos referenciados deram credibilidade às postagens e atraíram curtidas e comentários de seguidores. Cada dia, a conta atraía mais pessoas, principalmente do meio acadêmico, e os estudantes tornavam-se motivados e envolvidos com as produções. Conclusão: Utilizar a rede social, ferramenta que faz parte do dia-a-dia da maioria dos estudantes, para avaliação formativa desenvolveu aprendizagem significativa de forma inovadora e transformadora. A docente conseguiu atingir os objetivos de aprendizagem de forma satisfatória. Sugere-se a utilização dessa ferramenta avaliativa por outros docentes para validar os resultados positivos.