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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESPIRAL CONSTRUTIVISTA SEGURANÇA DO PACIENTE
Relatoria:
REGIANE NOVAIS DA SILVA REIS
Autores:
  • Nilda Milani Pavão
  • Jéssica Alves dos Santos
  • Nivaldo Pereira Filho
  • Renata Aparecida Faria de Araújo
  • Sthefane Caroline Soares de Lima
  • Michele Salles da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A segurança do paciente é fundamental e de grande importância na qualidade da assistência. A equipe atua com um conjunto de práticas, ordenando no processo do cuidar, de modo que minimize eventos adversos e proporcione assistência qualificada, em benefício da qualidade de vida e segurança do paciente do paciente (SILVA et al, 2016). Objetivo: Compartilhar a experiência vivenciada a partir da realização da tutoria em enfermagem, utilizando metodologias ativas de espiral construtivista para sua execução. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado processo ensino-aprendizagem na forma de uma espiral construtivista buscando representar os movimentos desenvolvidos no trabalho coletivo do grupo, no sentido de identificar os conhecimentos prévios e de produzir novas sínteses e novos significados através da pesquisa em base de dados BDENF, LILACS e SCIELO.Tendo como problema de pesquisa “ Como a promoção da Educação Permanente pode melhorar na segurança do paciente nas equipes de enfermagem em unidades hospitalares?”. As metodologias ativas e as ferramentas/estratégicas educacionais utilizadas durante a tutoria influenciaram meu fazer enquanto estudante e profissional da saúde. Com o conhecimento adquirido e a imersão na metodologia ativa de ensino e aprendizagem aconteceu uma mudança de paradigma profissional, que me convocou para a ampliação da autonomia e autogerenciamento do processo de aprendizagem. Resultados e conclusão. Por tanto a discursão do estudo demonstrou que a práxis do enfermeiro na segurança do paciente no ambiente hospitalar se consolida pela liderança em relação à equipe de enfermagem, pelo exercício da gerência e da assistência fundamentados na comunicação com foco nas tecnologias leves (empatia e diálogo) e na valorização de estratégias para a educação continuada e permanente. Sendo assim, os enfermeiros devem apreender que é de sua responsabilidade prestar uma assistência segura e livre de danos aos pacientes e que a utilização de ferramentas como protocolos, planos terapêuticos, notificação de eventos adversos e planos de ação ampliam e melhoram suas práxis profissional, estando ela alicerçada nas políticas de qualidade e nos princípios éticos da profissão.