Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
ENFERMAGEM EM OFTALMOPEDIATRIA: O OLHAR LÚDICO
Relatoria:
Roberta mairin de souza
Autores:
- Emílio Donizeti Leite
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Este estudo teve como finalidade, abordar as principais metodologias lúdicas, a serem aplicadas durante o atendimento em oftalmopediatria. O atendimento humanizado e direcionado as crianças têm como característica principal, adquirir o envolvimento com paciente e acompanhantes, gerando assim uma resposta positiva e parceira, durante o procedimento ou exame. O objetivo foi ressaltar a aplicabilidade do lúdico nas crianças e como isso é refletido de forma clara e natural durante o atendimento. Para delimitar o material consultado, utilizamos os seguintes critérios: temática abordada, idiomas e descritores. As bases utilizadas para busca, de artigos originais nas plataformas como bases de dados bibliográficos foram: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Pub Med Central (PMC). Por meio deste trabalho foi possível conhecer melhor as metodologias mais utilizadas como por exemplo: o teatro, envolvendo histórias e fantoches que levam a criança se sentir familiarizada com o procedimento, ou o não escrito, que seriam os desenhos e músicas que podem, ser usadas para explicar o procedimento e sanar dúvidas de forma mais clara. Ressaltamos também, a relevância do uso lúdico durante o atendimento infantil, mas sua necessidade está voltada apenas para entreter a criança ou realizar um atendimento confortável e explicativo para paciente e acompanhantes?
Esse foi o nosso questionamento e a resposta foi evidente: o atendimento quando bem realizado e personalizado, pode render ótimos resultados, tanto para o paciente e acompanhantes como para equipe que realiza o atendimento no caso a equipe de enfermagem.