Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
O ENFERMEIRO COMO PROTAGONISTA NA GESTÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
Relatoria:
SANDRO ROGÉRIO ALMEIDA MATOS JÚNIOR
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A Enfermagem, enquanto profissão, expressa sua ação no cuidado às pessoas com diferentes debilitações de saúde e nos mais variados cenários de atuação. As instituições hospitalares, exemplo de cenário de atuação do enfermeiro, constituem-se em sistemas complexos que absorvem grande parte dos profissionais da área da saúde. Nesse campo de atuação, algumas mudanças em relação ao modelo de atenção à saúde empregado vêm acontecendo lentamente em nível nacional. Nesse espaço, os profissionais da área da Enfermagem encontram desafios para trabalhar com modelos distintos de saúde que favoreçam mudanças significativas nas práticas em saúde. Com vista a isso, investe-se na Educação Permanente em Saúde (EPS), estratégia política pedagógica que emergiu em âmbito internacional, via Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O enfermeiro como gestor do Núcleo de Educação Permanente (NEP), requer um novo enfoque, novas tendências técnico-pedagógicas, com utilização de metodologias ativas, simulação realísticas, com vistas a uma educação emancipadora trazendo ao colaborador pensamento clínico e crítico diante do cotidiano. Tendo como objetivo identificar as ferramentas de gestão desenvolvidas por enfermeiros educadores para as ações do Núcleo de Educação Permanente. O levantamento bibliográfico deu-se por meio de buscas de produções indexadas no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). A amostra foi composta por 23 publicações utilizando critérios de inclusão e exclusão. Dessa forma a educação permanente tem como foco a prática da busca e aprimoramento do conhecimento, colocando o profissional desta forma, como participante ativo do processo educativo. Assim, enfatiza-se a necessidade de maiores propostas de ações de gestão que promovam educação continuada em enfermagem visando à melhora da qualificação profissional continuada e resultando assim, no processo de qualidade assistencial nas Instituições Hospitalares. Portanto, pode-se dizer que destaca-se o enfermeiro como protagonista na utilização de ferramentas de gestão para ampliação do uso de tecnologias educacionais, e da simulação como metodologia ativa para a pratica de ações de educação continuada.