Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA DO COFEN
Relatoria:
BETANIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS
Autores:
- Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto
- José Maria Barreto de Jesus
- Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa
- Orlene Veloso Dias
- Manoel Carlos Neri da Silva
- Wakirio Costa Almeida
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As Câmaras Técnicas do COFEN, constituem-se em órgãos permanentes de natureza consultiva, propositiva e avaliativa, sobre matéria de interesse da Enfermagem, cumprindo-lhes zelar pelo livre exercício da profissão, e pela dignidade e independência do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Objetivo: Descrever as ações desenvolvidas junto à Câmara Técnica de Educação e Pesquisa (CTEP), com base em suas competências. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido junto à CTEP/COFEN, durante o período de 2018 a 2019. Resultados: As ações desenvolvidas junto ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem são: Interação do Sistema com Instituições de Ensino e Pesquisa, Sociedades de Especialistas órgãos afins, buscando uma melhor aproximação e interlocução; Colaboração no desenvolvimento das atividades de educação e pesquisa; Articulação na promoção de ações de educação e pesquisa; Monitoramento das atividades de educação e pesquisa no Sistema Cofen/Coren; Elaboração de instrumentos de avaliação para atender as demandas de educação e pesquisa; Subsídios ao Sistema Cofen/Coren em ações que promovam o desenvolvimento técnico-científico em Enfermagem; pronunciamento, mediante parecer sobre: o registro de título de pós-graduação; as consultas demandadas por profissionais relativas à formação em Enfermagem (graduação e técnica), a exemplo de estágio (carga horária, legislação, campos de prática e supervisão), o funcionamento de escolas de Enfermagem, o ensino presencial e a distância, a realização de pesquisa que envolva o Cofen, consulta demandada pelo MEC e Ministério Público, dentre outros; representação do Cofen em eventos e em audiências públicas; debate constante por meio da Campanha contra o EaD; acompanhamento de denúncias e diligência junto às escolas com ensino na modalidade EaD e presencial. Conclusão: A CTEP enquanto órgão institucionalizado na estrutura do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, vem apresentando importante inserção política na defesa da profissão e das ações relacionadas à formação e a pesquisa em Enfermagem com qualidade e ética.