Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Izabel Rocha dos Santos
Autores:
- Maria Manuela Vila Nova Cardoso
- Sabrina da Costa Machado Duarte
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Atuar buscando condições de inovação na área da saúde fornece a comunidade acadêmica condições de aprimorar os cuidados dispensados a saúde. Entretanto reconhece que a prática da pesquisa ainda se restringe, em sua maior parte, às produções científicas realizadas pelo corpo docente e discente dos cursos de mestrado e doutorado com a elaboração das teses e dissertações e as produções cientificas que buscam atualizar os temas na graduação emergem como desafios à pesquisa de enfermagem.
O estudo se justifica ao abordar como as estratégias de ensino aprendizagem articulado com a pesquisa, em um currículo integrado, pode estimular sua disseminação e/ou sua utilização em outras instituições de ensino superior que ainda não o fazem.
Analisar como a abordagem do tema “investigação científica” pode contribuir para o desenvolvimento da competência científica do estudante de Enfermagem.
A revisão coleta de dados foi realizada na bibliografia eletrônica do site da biblioteca regional de medicina (BIREME), as bases de dados literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no Scientific Electronic Library Online (SCIELO), realizado no período de março de 2019.
O fator tempo torna-se um dificultador, uma vez que alem do aprendizado, o graduando tem também uma carga horária de estagio a cumprir e pesquisar requer tempo. É importante registrar também que, para a realização desse componente, todas as disciplinas que envolvem o currículo são fundamentais, uma vez que trabalham conhecimentos e métodos (subsídios) a serem desenvolvidos durante a prática e ao longo da carreira profissional.
Vale destacar que o perfil do acadêmico favorece a sua integração ao grupo onde será acolhido e estimulado em busca de materiais que sustente sua iniciação científica.
Baseado em temas diversos publicados no ano de 2018 na Biblioteca Virtual em Saúde na área da enfermagem obteve-se 17 artigos em português, 11 em inglês e 1 em espanhol. Dentre esses somente 21 envolve seres humanos. Já no ultimo triênio apenas 33 publicações de enfermagem envolvendo seres humanos nas diversas áreas. Daí justifica-se a necessidade de maiores estudos e publicações objetivando expandir a atenção do profissional em ações de saúde.
É importante que o acadêmico veja uma área de pesquisa de sua afinidade para que possa interagir e sentir-se estimulado a participar do grupo, uma vez que é comum o auxilio mutuo e a participação em seminários e eventos.