Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
A ENFERMAGEM NO ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS
Relatoria:
MARCELA BEATRIZ RODRIGUES LOBATO DE NAZARÉ
Autores:
- Ivonete Vieira Pereira Peixoto
- Raiane Lira dos Santos
- Lucas Santos Negrão
- Osvaldo da Silva Peixoto
- Julia Livia Tavares da Costa
- Carla Stefhanie de Sousa Costa
- Vitória Moraes de Sousa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Os Cuidados Paliativos (CP) é um conjunto de cuidados que traz melhores condições de vida para o paciente, obtendo um olhar holístico, essa assistência estendesse, ainda, ao olhar sobre a família e aos cuidados durante o tratamento e presta-lhes solidariedade depois da morte, no período de luto1, a importância desta assistência requer uma abordagem qualificada, visto que o adoecimento não leva somente aos sintomas físicos, mas também espirituais e psicossociais Objetivo: Mostrar a grande importância que tem a equipe de enfermagem no acolhimento, aos familiares de paciente em cuidados paliativo Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido através de levantamento bibliográfico esse método busca, reunir, organizar e sintetizar os resultados de pesquisas sobre o tema de forma sistemática, com finalidade de promover maior conhecimento sobre o tema em estudo, a partir dos dados foi possível encontrar proeminências que contemplam a importância de uma boa comunicação entre os enfermeiros, pacientes e seus familiares2 Resultados: A equipe de enfermagem tem a capacidade de transmitir segurança aos familiares, tanto no âmbito técnico quanto emocional Conclusão: Este estudo permitiu identificar a contribuição da equipe de enfermagem no acolhimento dos familiares e dessa forma, essa relação minimiza o sofrimento, pois o familiar estar inserido no cuidado, a equipe de enfermagem convive a maior parte do tempo com o binômio paciente/familiar, e que está apta para informar, atender e acolher ambos no processo de luto, desse modo, a equipe de enfermagem que trabalha com cuidados paliativos deve inteirar-se das vivências do paciente e da família para valorizar a dimensão relacional deste cuidado.
Descritores (DECS): Enfermagem; Acolhimento; Cuidados Paliativos
Referências:
1 - Correia FR, Carlo MMRP. Avaliação de qualidade de vida no contexto dos cuidados paliativos: revisão integrativa de literatura. Rev Lat Am Enfermagem 2012;20(2):401-410.
2- Pires LCB, Vargas MAO, Vieira RW, Ramos FRS, Ferrazo S, et al. Relação entre equipe de enfermagem e família de pessoas em cuidados paliativos. Enfer Foco. 2013:57(54):54-7.