LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DE PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
Relatoria:
KAMILLA OLIVEIRA SOARES
Autores:
  • Washington Júnio Oliveira
  • Renata Esteves Gonçalves
  • Valéria Cristina Menezes Berrêdo
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A perspectiva imposta ao processo de formação do profissional de saúde na sociedade contemporânea vem induzindo uma série de mudanças na educação universitária, estimulando a apropriação de metodologias de ensino que levem a uma formação com base no paradigma crítico-reflexivo, em que o protagonismo do estudante é enfatizado. Assim, o portfólio é considerado um instrumento capaz de estimular o pensamento crítico no processo de aprendizagem de acadêmicos, facilitando a compreensão de conteúdos em estudo por exigir uma busca ampla de conhecimentos. Objetivo: Apresentar uma vivência relacionada ao uso do portfólio reflexivo enquanto instrumento de aprendizagem e avaliação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis, durante as atividades da Disciplina Gestão em serviços de saúde e enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem, entre os dias 23 de março a 13 de julho de 2018, em que a construção individual do portfólio reflexivo foi atribuída como estratégia de aprendizagem e de avaliação da disciplina. Resultados: As reflexões foram construídas a partir de cada aula, estimulando a integração entre teoria e prática com as temáticas: cultura organizacional, modelos de gestão em saúde, gestão de pessoas em enfermagem, educação permanente em saúde, dimensionamento de pessoal de enfermagem, ciclo PDCA, gestão da clínica, planejamento estratégico situacional, política nacional de informação em saúde e política nacional de segurança do paciente. A cada cinco reflexões era realizada a avaliação parcial, em que duplas de alunos eram escolhidas, por meio de sorteio, para elaborarem considerações construtivas acerca do conteúdo do portfólio. Desta forma, o uso deste instrumento possibilitou aos acadêmicos a construção do conhecimento de forma mais reflexiva, com ampliação do processo de aprendizagem, favorecendo o pensar reflexivo, crítico e criativo, e o progresso acadêmico, por permitir a exposição de opiniões, dúvidas dificuldades, sentimentos, situações vivenciadas. Conclusão: O portfólio apresenta diversas possibilidades no âmbito do processo de aprendizagem, estabelecido como um instrumento valioso por estimular o pensamento crítico e consolidar o ensino, contribuindo para o fortalecimento do desempenho a partir da retratação do desempenho acadêmico, bem como para a formação profissional.