Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE APRENDIZADO PARA ENFERMEIROS
Relatoria:
Greice Miranda Duarte
Autores:
- Alynne Maria de Brito Medeiros
- Kerolayne Laiz Barbosa de Morais
- Brenda Kelly da Silva Monte
- Jackeline Vieira Amaral
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O avanço da engenharia robótica cresceu exponencialmente e trouxe para a enfermagem o repensar de sua atual prática profissional e processos futuros. Os protótipos desenvolvidos atualmente visam não substituir o papel de um enfermeiro, mas sim ajudá-lo na assistência de pacientes com necessidades específicas ou em ambiente não hospitalar como o meio acadêmico, oferecendo possibilidades de melhor qualificação e capacitação no intuito de manter um cuidado humanizado, especifico e integral ao paciente. A robótica educacional permite ao enfermeiro aplicar na prática muitos dos conceitos teóricos, às vezes de difícil compreensão, motivando-o a todo o momento a encarar desafios do dia a dia de sua prática, a observar, abstrair e inventar, se utilizando dos conceitos de diversas disciplinas (multidisciplinar) para a construção de modelos eficientes e inovadores, albergando uma gama enorme de experiências de aprendizado. Objetivo: O objetivo deste estudo é reunir evidências e recomendações sobre vantagens de se utilizar a robótica no processo de aprendizado de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada no mês de julho de 2019 na Biblioteca Virtual em Saúde, limitando-se para as bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, com os seguintes descritores cadastrados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Robótica AND Enfermagem AND educação”. Com a busca, 39 resultados foram encontrados, sendo destes 14 textos completos e 5 artigos científicos primários foram selecionados e então se procedeu-se a leitura dos títulos, resumos e metodologias A busca foi realizada sem recorte temporal e foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol. Resultados: Dessa forma, é possível observar que a robótica se apresenta como recurso didático metodológico que permite ao discente e docente o desenvolvimento de um olhar crítico favorecedor do aprendizado eficaz, sendo uma alternativa viável e capaz de impactar positivamente na redução do cenário de insegurança que envolve a área de saúde, devido ao aumento de erros e falhas pelos profissionais. Conclusão: Torna-se relevante abordar tecnologia, enquanto inovação do conhecimento, desde o processo de formação dos profissionais, para que os mesmos possam desconstruir, construir e reconstruir novas tecnologias, possibilitando sua adequação às distintas realidades das instituições de ensino e serviço de saúde, favorecendo dessa forma o seu processo de aprendizado constante.