Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
O OLHAR DOCENTE SOBRE O TEMA TRANSVERSAL DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA NO CURRÍCULO INTEGRADO
Relatoria:
Camila Liviero de Moura
Autores:
- Benedita Ribeiro
- Marli Terezinha Oliveira Vannuchi
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O meio social em que os indivíduos encontram-se inseridos influenciam diretamente no processo de adoecimento e promoção da saúde da população. Tal influência pode ocorrer através de fatores sociais, econômicos, culturais, psicológicos, comportamentais e raciais. O profissional de enfermagem atua como um agente transformador da realidade social e para tanto necessita possuir domínio sobre os determinantes sociais da saúde que influenciam diretamente a população por ele atendida. Desta forma, faz-se necessário a abordagem de tal tema durante a formação de tais profissionais. O presente trabalho teve como objetivo compreender na visão docente como o tema transversal determinação social do processo saúde-doença tem sido abordado no currículo integrado do curso superior de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, compreensiva do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a maio de 2018 através de entrevista semiestruturada com 16 docentes que aplicam atividades teórico-práticas em módulos interdisciplinares do currículo integrado. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. O material coletado foi submetido à técnica de Análise Temática de Laurence Bardin. Após a análise resultaram-se duas categorias: a concepção docente sobre o tema transversal determinação social do processo saúde-doença, que aborda as concepções dos docentes sobre o tema, e saberes e práticas que permeiam o tema transversal determinação social do processo saúde-doença, remetendo às possibilidades de abordagens e mudanças na abordagem atualmente realizada. Foi possível observar que existe um movimento para a abordar o tema de maneira eficaz durante o decorrer da graduação devido a sua importância para o exercício da prática profissional. Contudo, é necessário buscar o novos métodos para sua abordagem possibilitando que seu ensino seja realizado com mais profundidade. A principal estratégia levantada é a de aprimorar o ensino demonstrando mais intencionalidade em sua abordagem.