LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PROPOSTA DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PARA O DEPARTAMENTO DE PROCESSO ÉTICO NO COREN-GO
Relatoria:
LUCIANA APARECIDA SOARES MOREIRA
Autores:
  • Poliana Marques Souza
  • Katiane De Oliveira Campos Gonçalves
  • Ivete Santos Barreto
  • Laura Maria Isabela T. Barros
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O departamento de processos éticos é um departamento de grande relevância, por desenrolar as denúncias advindas pelo departamento de registo e cadastro, fiscalização, mídias, população e profissionais, no que se refere ao exercício profissional de forma ética e legal. O interesse em buscar na literatura embasamento para o Procedimento Operacional Padrão (POP) surgiu para suprir a necessidade do Departamento de Processos Éticos, para proporcionar maior resolutividade e agilidade nas atividades desenvolvidas. Este estudo tem como objetivo propor um Procedimento Operacional Padrão (POP) no Departamento de Processos Éticos no Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás. Método. Revisão Integrativa da Literatura, com buscas em bases de dados virtuais tais como SciELO, BIREME, MEDLINE, além do uso de protocolos validados, para fundamentação das etapas do POP no Departamento de Processos Éticos. Resultados encontrados foram de cerca de 18 atividades desenvolvidas com suas áreas correlatas dentro do departamento de processos éticos, gerando a necessidade de fazer POP único para o departamento, bem como dividir em microatividades, devido ao quantitativo de ações desenvolvidas no setor, com intuito de facilitar a execução das tarefas setoriais. Conclui-se que o POP foi de grande valia para o departamento de processos éticos, pois facilitou o andamento das atividades, por ter um fluxograma de execução das tarefas que ensina como proceder as atividades de forma resolutiva e prática sem a necessidade do auxílio dos funcionários para dar início ou continuidade aos trabalhos dos colaboradores que tanto necessitam do departamento.