LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PERFIL DOS PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTES DE MOTO NO MUNICÍPIO DE BREU BRANCO-PA
Relatoria:
Letícia Sousa do Nascimento
Autores:
  • Benedito do Carmo Gomes Cantão
  • Maria dos Santos Rodrigues da Silva
  • Anderson Bentes de Lima
  • Alice Monteiro Gomes
  • Orielson Costa de Leão
  • Thays Queiroz Santos
  • Isabelle Guerreiro de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: Os números de acidentes e mortes nas estradas e ruas do Brasil evidenciam que ainda não há uma cultura de segurança. Infelizmente, comportamentos inadequados são as principais causas dos acidentes. A moto é, reconhecidamente, um dos veículos que causam o maior número de vítimas fatais no trânsito Objetivo: Verificar o perfil dos pacientes acometidos por acidentes de moto no município de Breu Branco-PA, bem como observar o impacto na qualidade de vida dessas vítimas e identificar o índice de mortalidade em decorrência de acidentes motociclistas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, do tipo exploratório, de caráter descritivo e abordagem quantitativa, mediante informações colhidas no setor de estatística da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Breu Branco e no Hospital Regional de Tucuruí (HRT), estado do Pará, durante o mês de março do ano de 2019. A pesquisa foi realizada com dados secundários, não sendo necessário submetê-la ao Comitê de Ética. Resultados: obteve-se acesso aos dados estatísticos correspondente aos acidentes ocorridos no período de 2013 a 2018, independente do sexo e idade, somando-se um total de 1.862 acidentes, sendo que destes 473 foram pessoas do sexo feminino e 1.379 do sexo masculino, encaminhados ao Hospital Regional de Tucuruí, necessitando assim, de atendimento mais especializado. Conclusão: Ações para a promoção da saúde no âmbito do trânsito são de fundamental importância. Para se conseguir impactos mais eficientes e duradouros na redução da morbimortalidade no trânsito, de forma geral, tem-se que se intervir, através da realização de estratégias como, por exemplo, o planejamento urbano e plano diretor de transportes, além da necessidade de maior orientação à população, fiscalização das leis do trânsito, melhor qualidade e conservação das vias.