Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Website para o ensino do processo de enfermagem na atenção à saúde da criança
Relatoria:
JOÃO JÚNIOR GOMES
Autores:
- Denise Beretta
- Mara Correa Lelles Nogueira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Tese
Resumo:
Os Sistemas de Informação e Comunicação vem sendo utilizados como ferramenta educacional inovando os métodos de aprendizagem há bastante tempo e mais recentemente pela enfermagem, se configurando como uma nova metodologia para a formação e o desenvolvimento profissional. Este estudo teve o objetivo descrever o desenvolvimento de um sistema de apoio à tomada de decisão no ensino do processo de enfermagem (PE) na atenção à saúde da criança (PEASC 1.0.2017). A engenharia de Software do PEASC foi desenvolvida pelo método de Modelagem, Banco de Dados e Sistemas. A modelagem resultou na criação de um diagrama e de desenhos de arquitetura que especificaram as características e as funcionalidades do sistema por meio da linguagem PHP. O Banco de Dados que alimentou as etapas do PE foi elaborado a partir da identificação 22 diagnósticos de enfermagem mais frequentes em crianças de zero a cinco anos e ligações de resultados e intervenções segundo as Classificações NNN. Já na construção, realizou-se o desenvolvimento, testes unitários e integrados dos componentes das interfaces dos módulos e áreas: administrador e usuário. O estudo foi aprovado pelo Parecer CEP FAMERP nº 228.328/2013. Os resultados do sistema deram origem a um Website de apoio à tomada de decisões na atenção à saúde da criança. As telas interligam as cinco etapas do PE com 22 diagnósticos da NANDA, 78 resultados NOC e 91 intervenções NIC. As configurações e o designer facilitam a compreensão do usuário em relação ao uso do sistema por ser indutivo. As consultas de enfermagem são gravadas, geram relatórios que permitem a impressão e os registros dos resultados alcançados. Conclui-se que este estudo possibilitou o planejamento e desenvolvimento de um sistema para a consulta de enfermagem na atenção à saúde da criança e espera-se que a sua implementação desencadeie incentive a implementação do PE em todas as suas etapas com uso de Classificações de Enfermagem com foco em resultados. O sistema pode ser incrementado com melhorias conforme sua utilização demandar atualizações, tendo a possibilidade de crescimento e ajudando a inserir esta metodologia e linguagem no âmbito dos serviços de saúde e instituições de ensino, promovendo a mudança paradigmática do PE. Espera-se que a interação entre usuários e o sistema traga contribuições para a sua evolução no sentido de aprimorá-lo tornando cada vez mais específico trazendo qualidade e consistência para a enfermagem.