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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
SENSIBILIZAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DA SEGURANÇA DO PACIENTE POR MEIO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA
Relatoria:
ALEX LUIS FAGUNDES
Autores:
  • Luis Roberto Barbino Junior
  • Sheila Esteves Farias
  • Mariana Sbeghen Menegatti
  • Márcio Souza dos Santos
  • Alexsandro de Oliveira Dias
  • Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad
  • Raquel Gvozd Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A simulação realística tem sido uma estratégia explorada na saúde, afim de proporcionar um ambiente reflexivo e de transformação para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao cuidado seguro e de qualidade. OBJETIVO: Descrever a atuação de profissionais de saúde na sensibilização da equipe de enfermagem acerca da Segurança do Paciente por meio da simulação realística. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência referente às ações realizadas por profissionais de enfermagem, durante um evento relacionado à segurança hospitalar ocorrido no mês de abril de 2019, em um hospital universitário público. RESULTADOS: Em comemoração ao mês da Segurança do Paciente, a diretoria de enfermagem do hospital promoveu em abril de 2019 atividades afim de sensibilizar os profissionais da saúde sobre a temática. Uma das atividades desenvolvidas foram as simulações realísticas, voltadas especificamente para a equipe de enfermagem com a montagem de cenários da assistência prestada aos pacientes, com uso de bonecos adulto e pediátrico, dispositivos médico-hospitalares, além de outros materiais necessários. Foram simulados sete casos baseados nos Protocolos de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. A metodologia da simulação realística contou com tutores qualificados, a aplicação de um teste - pré e pós-teste - com perguntas relacionadas às práticas assistenciais seguras, onde cada participante respondia com o auxílio da placa de concordância ou discordância referente ao enunciado. Em dupla os participantes realizavam o atendimento tendo como referência cada meta internacional de segurança do paciente e ao término da simulação os tutores aplicavam as devolutivas voltadas ao fortalecimento do conhecimento das práticas assistenciais de segurança. O pós-teste obteve 99% de assertividade nas respostas. Esta ação contou com a participação de 235 profissionais - auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros, residentes e graduandos de enfermagem - das diversas unidades assistenciais e turnos de trabalho. CONCLUSÃO: A simulação realística como metodologia ativa possibilitou a união dos esforços de toda equipe de enfermagem, demonstrando a importância da mobilização destes profissionais que atuam na instituição, incluindo alunos, na promoção da cultura da qualidade e segurança.