LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
Contribuições Do Programa Institucional De Bolsistas De Iniciação À Docência À Formação Acadêmica/Profissional
Relatoria:
Camila Safranski Martins
Autores:
  • Solange de Fátima Reis Conterno
  • Alessandra Crystian Engels dos Reis
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), esteve em ação desde o ano de 2009, integra os investimentos governamentais no âmbito educacional, com ênfase na formação docente via articulações entre educação básica e ensino superior. O Pibid se caracteriza por ser um projeto que instiga a participação precoce do acadêmico no ambiente professoral durante a graduação de cursos presenciais e que possuam a licenciatura como uma formação. Neste sentido, o programa no curso de Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) agregou conhecimento na formação do acadêmico que será licenciado, especificadamente, para a atuação na formação escolar do Técnico em Enfermagem. Este estudo tem como objetivo geral identificar a contribuição para a formação humana, técnica e científica que o Pibid proporcionou aos participantes bolsistas e voluntários e como objetivos específicos identificar se o programa interferiu quando a inserção no mundo do trabalho, pós-graduação, assistência e/ou docência; analisar se o Pibid contribuiu para a permanência dos acadêmicos na graduação. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, que será realizado na Unioeste, com sujeitos formados que foram bolsistas ou voluntários por no mínimo seis meses do Programa e que participaram do edital entre 2014 a 2018. A coleta dos dados foi feita por meio de preenchimento de questionários online com questões abertas e fechadas. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, parecer 3.254.209. Até então 14 de 34 egressos responderam a pesquisa. Destes: 82,4% foram bolsistas, 47% foram para assistência hospitalar e 23% para a docência, 47% seguiram em atividades de pós graduação como residentes, 17% seguiram para o mestrado e 17% para a especialização. 100% afirma que o Pibid contribuiu durante as atividades do curso; 76% afirma que o programa contribuiu para adentrar a programas de pós-graduação; 100% afirma que o Pibid contribuiu para sua permanência durante a graduação, sendo que destes 52% afirma que pelo exercício da docência, e 35% afirma que também pelo auxílio financeiro que a bolsa proporcionava. Ademais 100% considera que o Pibid é um programa importante para a graduação em enfermagem. Pode-se concluir que o Pibid é uma importante estratégia de formação para os enfermeiros uma vez que viabiliza o trabalho do enfermeiro de forma integral, contribuindo assim pra sua formação técnica, científica e humana.