Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PRODUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A IDENTIFICAÇÃO CORRETA DE PACIENTES PSIQUIÁTRICOS EM BELÉM DO PARÁ
Relatoria:
RUHAN DA CONCEIÇÃO SACRAMENTO
Autores:
- Beatriz Duarte de Oliveira
- Alícia Laura Lobo Modesto
- Larissa Renata Bittencourt Pantoja
- Stephany Siqueira Braga
- Amanda Pinho Fernandes
- Marcelo Williams Oliveira de Souza
- Francinéa de Nazaré Ferreira de Castilho
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) apresenta metas para a Segurança do Paciente (SP). Dentre estas, temos a Identificação Correta do Paciente, sendo esta a meta número 01. A ausência ou a falha na identificação correta do paciente pode resultar em eventos adversos aos mesmos. A construção de uma Tecnologia Educacional (TE) surte diante a necessidade de sensibilização de grupos específicos. Sendo assim, o desenvolvimento de TE’s que favoreçam a implementação da meta de identificação do paciente tornam-se necessárias. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante a construção de uma tecnologia educativa voltada para a identificação correta do paciente do setor de internação breve de um hospital psiquiátrico em Belém-PA. METODOLOGIA: Estudo qualitativo do tipo relato de experiência desenvolvido durante as vivências praticas do componente curricular Enfermagem em Saúde Mental II, observou-se a ausência da identificação dos pacientes psiquiátricos. Assim, foi realizada a implementação de um protocolo de Identificação Correta dos pacientes do setor. A tecnologia desenvolvida refere-se à um vídeo, sendo este uma das estratégias de sensibilização da equipe profissional do setor, como uma das etapas de implementação do projeto. RESULTADOS: O vídeo foi produzido a partir do uso de textos objetivos, bem como por imagens dinâmicas. A TE aborda temas como: “O que é identificação do paciente”, “Como identificar o paciente”, “Quais os identificadores padronizados na instituição”, Exemplo do preenchimento e instruções sobre a pulseira, além disso foi explanado acerca das atribuições da equipe de enfermagem, assim como da equipe multidisciplinar. O produto final tem duração de 2 minutos e 3 segundos. Antes da reprodução do vídeo à equipe, o mesmo foi apresentado à duas enfermeiras gestoras do Núcleo de Segurança do Paciente da instituição, onde ambas aprovaram a exibição da tecnologia. CONCLUSÃO: Por meio das experiências, tornou-se perceptível a contribuição que as TE’s proporcionam para a sensibilização de grupos específicos quanto a um determinado assunto, no caso deste estudo sobre a identificação correta dos pacientes psiquiátricos para a segurança dos mesmos.