Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE AS BOAS PRÁTICAS DO PARTO E NASCIMENTO
Relatoria:
CLEYRE DE OLIVEIRA CIDRACK CHAVES
Autores:
- Alanna Elcher Elias Pereira
- Maria Rosangela Teixeira Barreto
- Bruna Shirley Lima Dantas
- Aline de Souza Pereira
- Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra
- Marylin Martins Rabelo
- Érika Nunes Rebouças da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O conceito de humanização da assistência ao parto inclui vários aspectos, alguns estão relacionados a uma mudança na cultura hospitalar, com a organização de uma assistência realmente voltada para as necessidades das mulheres e suas famílias. Mudanças na estrutura física também são importantes, transformando o espaço hospitalar num ambiente mais acolhedor e favorável à implantação de práticas humanizadoras da assistência. Assim, entendemos que a humanização do parto está diretamente relacionada com a sistematização da assistência de enfermagem, ao qual deverá proporcionar atendimento de qualidade onde profissional enfermeiro vai assistir auxiliar e prestar todos os cuidados no ciclogravídico-puerperal; respeitando todos os direitos de autonomia da mulher e deixando-a livre, pois a mesma é a protagonista de todo o processo, a enfermagem tem por objetivo atuar com todos os preceitos que são preconizados ao parto humanizado. OBJETIVO: Identificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem referente às boas práticas do parto e nascimento. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, realizado no Centro Universitário Estácio do Ceará em Fortaleza/Ce, com 93 graduandos em enfermagem que já tenham cursado a disciplina de Saúde da Mulher e que aceitassem de forma voluntária a participação no estudo, no mês de março de 2019. Foram aplicados questionários específicos, composto de 19 itens que foram assinalados de acordo com o conhecimento do acadêmico sobre a assistência de enfermagem ao parto humanizado. Esse estudo obedeceu a todos os aspectos éticos que envolvem seres humanos de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado com o parecer 1.356.212. RESULTADOS: A partir do questionário emergiram-se 5 categorias, sendo eles: as diretrizes da assistência ao parto, 1° período do parto (fase latente), 2° período do parto (fase ativa), 3° período (período expulsivo) e por último, o 4° período (fase da dequitação). Os estudantes obtiveram no total 53,98% de acertos, 44,53% de erros e 1,47% de questões deixadas em branco. CONCLUSÃO: Tomando como base os achados do estudo, podemos concluir que os estudantes entendem e sabem como intervir na assistência do processo de parto e parto humanizado. Porém, existem alguns equívocos do conhecimento dos estudantes de acordo com a avaliação desse estudo e essas dificuldades devem ser ressaltadas, na tentativa da busca deixando o conteúdo bem esclarecido para minimizá-las.