Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE: A INTRODUÇÃO DE UMA DISCIPLINA AO CURSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ANTÔNIO SIMEONE CORREIA LEITÃO
Autores:
- Ana Karoline Cordeiro Maia
- Yasmin Maria Pereira Lima
- Yasmin Epifânio de Souza
- Valdenize Elvas Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A tecnologia estuda os métodos que envolvem uma determinada área do conhecimento humano e a transformação disso em uma ferramenta. Essas ferramentas podem ser utilizadas pelas mais diversas áreas para resolução de problemas, eficientização de resultados e criação de novos métodos de execução, onde surge a inovação. A área da saúde não se mostra obsoleta neste processo, começando pelos registros eletrônicos e passando, atualmente, pelas tecnologias de informação e comunicação criadas para tornar o atendimento mais eficiente. A abordagem desses assuntos dentro do ensino superior, então, se faz necessária, instigando os alunos a repensarem o modo de fazer saúde. Com isso, foi elaborada uma nova disciplina, chamada Tecnologia e Inovação em Saúde, incluída no Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas - UEA como matéria optativa. OBJETIVOS: Desta forma, tem-se por objetivo a descrição das atividades e experiências vividas dentro da disciplina optativa Tecnologia e Inovação em Saúde do Curso de Enfermagem da UEA sob a visão de seus acadêmicos. METODOLOGIA: Este estudo se baseia em uma estratégia descritiva da vivência dos acadêmicos da UEA. RESULTADO: A disciplina de caráter pioneiro, apresentou as possibilidades do uso da tecnologia dentro da saúde, através da construção coletiva de projetos de proposta inovadora em sala de aula e possibilidades de empreender na área. Desta forma, houveram aulas sobre: empreendedorismo e inovação; hardwares, softwares, aplicativos web e aplicativos móveis; desenvolvimento do Modelo de Negócio Canvas, conceito de Pitch de Negócios, apresentação da proposta de valor; propriedade intelectual, patentes e marcas. Ao final, poderam-se observar projetos destinados as mais variadas áreas da enfermagem: pediatria, gerontologia, saúde da família e semiologia. E ainda, com formatos diversificados incluindo: aplicativos mobile, aplicativos web e softwares. Mas com propostas variadas e igualmente importantes como: aumentar o acesso do paciente a informação, tornar o atendimento mais eficiente e proporcionar melhor autocuidado. CONCLUSÃO: A utilização de novas abordagens dentro da formação do acadêmico de enfermagem fica evidenciada. Fazer com que o aluno repense as formas utilizadas para fazer saúde, ainda dentro da academia, tornando-se agente da transformação, aumenta o poder de inovação da área, alcançando ainda uma população cada vez mais conectada e informada.